quarta-feira,

18/09/2024

Joinville/SC

Descarte irregular de lixo contribui para o aumento da proliferação do mosquito da dengue

A Secretaria do Meio Ambiente (Sama) emite um alerta sobre os casos recorrentes de descarte inadequado de resíduos nos cemitérios municipais de Joinville.

Recentemente, foram registradas situações de abandono de móveis e até mesmo restos de materiais de construção descartados nos locais.

Essas práticas estão sujeitas a penalidades, conforme a fiscalização da Sama. Para descartar móveis, é necessário agendar a coleta com a Ambiental através do WhatsApp: (47) 99963-5900, pelo telefone (47) 3441-0400 ou pelo e-mail atendimento@ambiental.sc.

Não há custo adicional para esse serviço, pois o valor já está incluído na taxa de lixo paga pelo morador.

No caso de entulhos de construção civil, é fundamental contratar uma empresa especializada na coleta desse tipo de resíduo (empresa de caçambas) registrada na Prefeitura.

É obrigatório o uso do Manifesto de Transporte de Resíduos (MTR) ou a sua disponibilização pela empresa contratada.

A Prefeitura de Joinville deu início a uma ampla ação de combate e prevenção ao mosquito da dengue nos cemitérios municipais, começando pelo Cemitério Municipal nesta terça-feira (6).

Equipes da Vigilância Ambiental da Secretaria da Saúde, da Unidade de Concessões e Permissões da Sama e soldados do 62º Batalhão de Infantaria estão realizando a limpeza para eliminar possíveis criadouros do Aedes aegypti.

Esse esforço conjunto envolvendo a Saúde, a Sama e o 62º BI será estendido aos 10 cemitérios municipais, contando com a participação de cerca de 35 pessoas.

A ação compreende a remoção de embalagens de flores, o esvaziamento de vasos, a coleta de lixo e o tratamento de locais onde a remoção não é possível.

Você não pode copiar o conteúdo desta página
Pular para o conteúdo