sexta-feira,

12/07/2024

Joinville/SC

Defesa Civil de Joinville alerta para risco de maré alta e vento forte

A Defesa Civil de Joinville monitora a previsão do tempo que indica a possibilidade de vento forte, maré alta e alagamento entre o meio-dia de sexta-feira (24/5) até meio-dia de domingo (26/5).

De acordo com a Epagri Ciram, o vento sul pode ter rajadas de 60 a 80 km/h e chegar a picos de 90 km/h.

O sistema é em decorrência de um ciclone extratropical no litoral do Rio Grande do Sul, com avanço de alta pressão no Sul do país, associado a uma frente fria.

A previsão é de maré astronômica e que pode chegar a 2 metros de altura em Joinville na sexta-feira (24/5), por volta das 16h.

No sábado (25/5) a maré pode atingir 1,4 m perto das 5 horas da madrugada. No domingo (26/5), o alerta é para a madrugada, por volta da meia-noite e meia, quando a maré pode chegar a 1,3 m.

O risco é moderado na região de Joinville para ocorrências como destelhamentos, danos na rede elétrica e queda de galhos e árvores.

A recomendação é que os moradores acompanhem as atualizações emitidas pela Defesa Civil estadual.

Para receber as mensagens em tempo real no celular, basta enviar o CEP da residência para o número 40199, por mensagem de texto (SMS). O serviço é gratuito e administrado pela Defesa Civil estadual.

Em caso de vento forte, os moradores devem buscar um lugar seguro para se proteger, longe de placas, árvores ou objetos que possam ser arremessados com o vento.

Outra recomendação é ficar longe de janelas nas residências. E em situações de alagamento, evite passar nos locais com acúmulo de água.

A Defesa Civil pode ser acionada pelo número 199 e os Bombeiros Voluntários no 193.

Você não pode copiar o conteúdo desta página
Pular para o conteúdo