A Escola do Legislativo da Câmara de Vereadores de Joinville promoveu, nesta quinta-feira (21), o seu primeiro seminário voltado ao tema das altas habilidades ou superdotação.
O evento, gratuito e aberto ao público, reuniu gestores, educadores, famílias e demais interessados, que puderam acompanhar palestras de especialistas da área.
Na abertura, o presidente da Escola do Legislativo, vereador Érico Vinicius (Novo), destacou a relevância de se buscar “ferramentas e formas” para identificar e lidar com crianças e jovens superdotados. Também marcaram presença os vereadores Tânia Larson (União Brasil), Alisson (Novo) e Henrique Deckmann (MDB).
Já o vereador Brandel Junior (PL) participou por meio de vídeo exibido aos participantes.
A programação contou com duas palestras principais.
A primeira foi ministrada pela pesquisadora Patrícia Gonçalves, PhD em superdotação, que apresentou os conceitos, diferentes tipos de inteligência e principais referenciais teóricos sobre o tema.
Na sequência, a neuropsicóloga Patrícia Volpato orientou o público sobre os caminhos e estratégias a serem adotados após o recebimento de um laudo de superdotação.