quinta-feira,

07/11/2024

Joinville/SC

Cultura Alemã Joinville comemora 25 anos

Na comemoração do Jubileu de Prata, entidade fará a tradicional entrega do Troféu Hilda Anna Krisch a três apoiadores da cultura

 

A Cultura Alemã Joinville celebra 25 anos de atividades.

A cerimônia será neste 3 de outubro, a partir das 19h30, na Sociedade Harmonia Lyra, em evento para convidados.

 

Fundada em 1999 com o propósito de preservar as raízes da cultura germânica em Joinville, a entidade realiza desde 2001 o projeto Domingos Musicais (Domus), com apresentações de música no Cemitério do Imigrante, que já está em sua 218ª edição.

 

A escolha de 3 de outubro como data de fundação se deve às comemorações do Dia da Unidade Alemã, que celebra a reunificação da Alemanha após quarenta anos de separação.

 

Segundo o presidente de honra Carlos Adauto Virmond, “a Cultura Alemã conseguiu, nestes 25 anos, alcançar todos os objetivos a que se propôs, em especial consolidar os Domingos Musicais no calendário cultural de Joinville, cujo grande legado foi transformar o Cemitério do Imigrante em um pulsante centro de atividades culturais.”

 

Também há duas décadas a entidade mantém, todas as semanas, o encontro do grupo de conversação em alemão, coordenado por Raulino Roskamp e Norma Kricheldorf.

Outra iniciativa emblemática é o resgate da história dos colonizadores por meio da “Homenagem ao Imigrante”. Todos os anos, no aniversário de Joinville, 9 de março, a entidade deposita uma coroa de flores no túmulo dos pioneiros.

 

Troféu – O ponto alto da comemoração do Jubileu de Prata será a entrega do Troféu Hilda Anna Krisch para três personalidades, em reconhecimento aos seus préstimos pela preservação e fomento da cultura em Joinville. Este ano os homenageados serão a senadora Ivete Appel, a Sociedade Harmonia Lyra e o advogado Carlos Adauto Virmond, que é o idealizador dos Domingos Musicais.

 

A comenda, única em seu gênero, imortaliza o nome de uma das mulheres que mais lutou pela preservação do patrimônio cultural do Estado. O troféu é uma escultura da artista plástica Marli Swarowsky e simboliza um abraço, representando o encontro entre a cultura contemporânea de Joinville com a da Alemanha.

 

Você não pode copiar o conteúdo desta página
Pular para o conteúdo