sábado,

20/07/2024

Joinville/SC

Coordenador da Defesa Civil de Joinville participa de trabalhos de resgate no Rio Grande do Sul

O trabalho de resgate das vítimas das enchentes no Rio Grande do Sul ganha reforço catarinense com a participação do Grupo Especialista em Resgate de Alto Risco (GERAR).

Entre os 28 integrantes da equipe, está o joinvilense Jairo Machado, coordenador de Proteção e Defesa Civil da Prefeitura de Joinville.

A pedido do governo do Estado do Rio Grande do Sul, o grupo catarinense vai atuar no município da Candelária, localizado a cerca de 200 quilômetros de Porto Alegre.

O grupo chega ainda nesta sexta-feira (3) ao Rio Grande do Sul e não está descartada a possibilidade de deslocamento para outros municípios, de acordo com a necessidade.

De acordo com Jairo, a equipe terá como missão ajudar no trabalho de busca e resgate de pessoas que estão ilhadas e desaparecidas.

Para tanto, o GERAR conta com uma van com equipamentos, uma embarcação, sete camionetes e uma aeronave.

A equipe é formada por diferentes profissionais, como médicos, enfermeiros e trabalhadores de outros setores.

“Temos informações de que em alguns casos será necessário o uso de aeronaves.

Para os resgates, também deverão ser utilizadas embarcações e empregadas técnicas de acesso para retirada das vítimas, com uso de cordas e polias”, explica o coordenador da Defesa Civil de Joinville.

Tecnólogo em Segurança do Trabalho e Técnico em Defesa Civil, Jairo Machado possui experiência em trabalhos de busca e resgate, tendo contribuído em situações extremas como no desastre do Morro do Baú, no município de Ilhota, em 2008; e na inundação em São João Batista, em 2022.

“É gratificante poder ajudar e estar apto para esse trabalho. Tenho orgulho por ser lembrado e poder contribuir, também representando a Defesa Civil de Joinville”, declara Jairo.

Você não pode copiar o conteúdo desta página
Pular para o conteúdo