quinta-feira,

18/07/2024

Joinville/SC

Consultoria gratuita disponível para empreendedores de Joinville

A cada minuto, quatro empresas no Brasil fecharam suas portas no ano de 2023. A informação é do “Mapa de Empresas”, divulgado mensalmente pelo Governo Federal.

Neste contexto, foram 2,1 milhões de negócios extintos no ano passado, o que representa um aumento 25,7% em relação a 2022, quando 1,7 milhão de comércios/indústrias fecharam totalmente suas portas.

Por este motivo, ter um planejamento empresarial bem definido é de suma importância para a sobrevivência de qualquer negócio.

 

Em Joinville, um serviço gratuito oferece consultoria na elaboração de um planejamento estratégico com foco em empresas da região Norte catarinense.

No Centro de Assessoria e Desenvolvimento Empresarial (CADE), os empreendedores recebem ajuda qualificada e personalizada, sem custos. As consultorias são realizadas pelos acadêmicos do curso de Administração da Faculdade Ielusc, sob a supervisão de docentes da instituição. 

 

Esta consultoria gratuita tem como foco a organização da gestão interna, a redução de custos, o aumento do faturamento, o desenvolvimento do planejamento estratégico, a análise mercadológica, a reordenação de marketing, entre outras ações.

 

O suporte às empresas é realizado em duas etapas. Primeiro, é feita uma análise estratégica do produto, do ambiente de mercado e do funcionamento da empresa.

Há a elaboração de Análise SWOT, diagnóstico de ambiente de mercado, Business Model Generation, entrevistas em profundidade, entre outras ações. Já o segundo passo é uma consultoria direcionada aos processos que apresentam necessidades e oportunidade de melhoria, ou seja, é o momento de implementar as ações sugeridas no levantamento inicial.

 

De acordo com a coordenadora do CADE, professora Danielle Antunes Oliveira, esta atividade de extensão da Faculdade Ielusc aproxima o acadêmico da realidade administrativa do ambiente empresarial, além de devolver à sociedade o aprendizado da academia.

“Muitos empresários imaginam que é necessário estar com a empresa em ordem para fazer planejamento. Isso não é verdade.

O diagnóstico é exatamente para organizar o negócio. Por isso, a consultoria se faz tão importante.

Esta é uma ótima oportunidade, tanto para acadêmicos como para empreendedores que focam no crescimento de seus negócios”, explica a coordenadora.

 

Durante a consultoria, os acadêmicos desenvolvem diferentes habilidades e competências e, de outro lado, os empresários recebem ajuda qualificada e personalizada, em um espírito de co-criação de soluções.

Muitas vezes, a compilação das informações levantadas e analisadas resultam em Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) dos estudantes, pois há um profundo estudo sobre o negócio. 

 

Ao longo do ano de 2023, os hoje egressos Maria Julia Schulz e Jhonata Pablo dos Santos elaboraram um diagnóstico completo de uma empresa de revelação fotográfica localizada na região Norte catarinense.

Nesta consultoria, três projetos foram desenvolvidos: um levantamento de mercado; uma pesquisa de satisfação com os clientes; e a elaboração da missão, da visão e do valores da empresa.

Além disso, os estudantes desenharam um mapa com stakeholders e uma Análise SWOT, com o objetivo de identificar oportunidades, forças, fraquezas e ameaças do empreendimento. 

 

Um dos empresários beneficiados pelo CADE, Marcelo Cunha, ressalta que o diagnóstico foi fundamental para conhecer melhor a empresa e quais caminhos seguir para fazer a empresa crescer.

“O planejamento foi importantíssimo para direcionar os esforços e desenvolver regionalmente. O principal ponto do diagnóstico foi identificar o porquê de a empresa não estar crescendo. Antes, eu só ‘apagava fogo’.

Hoje, já consigo perceber qual caminho trilhar, baseado em estatísticas e muito planejamento”, pontua o empreendedor.

Empreendedores interessados em participar da consultoria gratuita podem entrar em contato pelo e-mailcade@ielusc.br
Você não pode copiar o conteúdo desta página
Pular para o conteúdo