sábado,

13/07/2024

Joinville/SC

Confira programação para 20ª Feira do Livro de Joinville

 Feira para todos. Este é o tema da 20ª Feira do Livro de Joinville, que será realizada de 6 a 16 de junho no complexo do Centreventos Cau Hansen.

O tema da edição de 2024 reflexe o objetivo do grande evento literário da cidade: promover a leitura e a literatura para diversos públicos, de diferentes segmentos de atuação e de todas as idades.

Aproximadamente 70 pessoas, entre autoridades estiveram presentes na cerimônia de lançamento da Feira do Livro de Joinville.

Na ocasião, foram anunciadas as novidades para essa edição histórica.

Como acontece todos os anos, a Feira do Livro de Joinville traz autores que nunca participaram do evento e outros que já foram sucesso de público.

Em 2024, os autores ‘estreantes’ já confirmados são Clara Alves, Edney Silvestre, Gláucia de Souza, Henrique Rodrigues e José Roberto de Castro Neves.

 

Retornam ao evento autores nacionais e locais já consagrados pelo público, como Ana Maria Machado – com mais de cem livros publicados para leitores de diversas idades – o escritor e poeta Léo Cunha – com diversas obras de leitura recomendada pela Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil – e a escritora best-seller Talita Rebouças, que depois de vender milhões de livros juvenis dedicou seu último livro – ‘Natali e sua vontade idiota de agradar todo mundo’ – para as mulheres maduras e a presidente da Academia Joinvilense de Letras (AJL), Maria Cristina Dias, jornalista, escritora de biografias e memórias, que apresenta a obra ‘Ruas de Joinville’, que já está na terceira edição.

“Todos os anos a Feira do Livro de Joinville recebe mais de 6 mil alunos, que graças à parceria com as secretarias municipais de Educação, Cultura e Turismo têm no evento uma extensão da literatura trabalhada na sala de aula.

Também abrimos espaço para dar visibilidade à literatura produzida pelos autores de Joinville e elaboramos uma programação temática abrangente, voltada para todos, como diz o tema desta edição.

Temos seminários, palestras e painéis para o público adulto e para profissionais e leitores de todas as idades e que atuam em diversas áreas do conhecimento”, destaca a presidente da Comissão Organizadora da Feira do Livro, Sueli Brandão.

 

Novidades na programação

A programação didática da Feira conta com dois seminários voltados para professores.

O primeiro deles – já realizado em algumas edições – reúne Mediadores de Leitura, e inclui aulas expositivas com convidados como Ana Maria Machado e oficinas temáticas.

O outro seminário acontece pela primeira vez na Feira, tem como foco Educação Ambiental e é destinado a professores que trabalham com esta temática – tão relevante para o nosso futuro – em sala de aula.

Para ampliar o leque de abrangência da Feira do Livro de Joinville, neste ano será realizado um encontro com empresários que escrevem – cuja organização envolve o Lide e a ACIJ.

Haverá, também, uma Roda de Conversa sobre Patrimônio Cultural, atividade que vai incluir a experiência de realizar uma caminhada pela rota de espaços históricos de Joinville.

Mais uma novidade será a promoção de um Encontro de Bibliotecários, em parceria com o Conselho de Biblioteconomia.

A promoção de atividades junto com instituições da cidade também é uma tradição na Feira do Livro de Joinville.

Em parceria com a ABRH/SC, será realizada uma noite temática com o tema Longevidade, abordando questões relacionadas ao etarismo – assunto que vem despertando o interesse do mundo dos negócios e da sociedade.

Outra parceria é realizada com a OAB Joinville. Haverá, ainda, um grande Encontro de Academias de Letras de Santa Catarina e Paraná e, para finalizar, o Concurso de Cosplay.

Conheça os autores estreantes na Feira

Clara Alves – Jornalista e escritora, Clara escreve para adolescentes e jovens adultos e tem o diferencial da diversidade, trazendo o universo LGBT para suas obras.

A autora, que começou a publicar livros de forma independente na adolescência, tornou-se campeã de venda da lista Nielsen PublishNews no ano passado, com os livros ‘Conectadas’ e ‘Romance Real’.

Edney Silvestre é romancista, roteirista e jornalista, com vasta experiência televisiva nacional e internacional pela Rede Globo.

Seu romance de estreia, ‘Se eu fechar os olhos agora’ recebeu em 2010 os prêmios Jabuti e São Paulo de Literatura.

Como âncora do programa ‘Globonews Literatura’, entrevistou alguns dos maiores escritores nacionais e internacionais.

A obra mais recente, ‘Segredos de um Repórter’, traz os bastidores de coberturas e entrevistas e orientações para entrevistados e entrevistadores.

Glaucia de Souza – Carioca radicada em Porto Alegre, tem formação e mestrado em letras – e especialização em Literatura Infantil e Artes Visuais – Gláucia atuou por muitos anos como professora de Literatura e Língua Portuguesa no Rio Grande do Sul.

Escritora e mediadora de leitura, várias de suas mais de 20 obras infantis foram premiadas no Brasil e no Exterior, como ‘Josefino’, ‘Primer Premio Ninõs de Mercosur, em Córdoba, na Argentina.

Henrique Rodrigues – Palestrante de eventos culturais em diversos países da Europa, Henrique tem formação em Letras, especialização em Jornalismo Cultural, mestrado e doutorado em Literatura.

Idealizou e coordenou projetos de incentivo à leitura e circulação de manifestações culturais no SESC nacional, incluindo o Prêmio SESC de Literatura.

É autor de diversos livros infantis e de obras de conto e romance para o público adulto. Sua obra ‘Rua do Escritor: crônicas sobre leitura’ foi finalista do Prêmio Jabuti em 2021.

José Roberto de Castro Neves é escritor e advogado.

Mestre em Direito pela Universidade de Cambridge (Inglaterra) e doutor em Direito Civil pela UERJ, Castro Neves é docente na Pontifícia Universidade Católica e na Fundação Getúlio Vargas do Rio de Janeiro e atua em diversas comissões do Instituto dos Advogados do Brasil (IAB) e da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB).

Grande defensor da literatura e leitor voraz, lançou ‘Caixa de Palavras’, onde traz um exame apaixonante e cheio de erudição sobre seu amor pelos livros.

 

Você não pode copiar o conteúdo desta página
Pular para o conteúdo