Está chegando a hora de aproveitar o Carnaval de Joinville 2025, que ocorre neste sábado e domingo (22 e 23/2), com atrações para divertir toda a família.
A Liga das Escolas de Samba de Joinville (LIESJ), com apoio da Prefeitura de Joinville, prepararam diversas ações e dão dicas para garantir que o público aproveite toda a programação, com segurança e comodidade.
Desfile das Escolas de Samba e bonecos gigantes ocorre neste sábado
A programação do Carnaval de Joinville 2025 inicia no sábado (22), a partir das 18h, na avenida Beira Rio, com uma novidade: o desfile dos bonecos gigantes do Bloco Neco Maneco.
Ao todo, dez bonecos homenageiam personalidades e personagens lendários da cidade, como o Mestre Bera, Dona Fioca, a Pipoqueira Margarida, a Rosa do Pé Inchado, a Bailarina, a Noiva da Ponte, o Trabalhador da Indústria, entre outros.
Às 19h, ocorre a tradicional lavagem da avenida com Afoxé Omilodê. Na sequência, quem abre o Desfile das Escolas é a Príncipes do Samba, às 20h.
Depois, às 21h, desfila a Unidos do Caldeirão.
A terceira escola a entrar na avenida é a Fusão do Samba, às 22h, e a Unidos pela Diversidade encerra o desfile às 23h.
O trajeto será do cruzamento da Rua Max Colin até a rua lateral ao Centreventos Cau Hansen, assim como ocorreu nos últimos anos.
Para o público acompanhar o desfile, será montada arquibancada com capacidade para mais de 700 pessoas.
Haverá 48 banheiros químicos, sendo 8 unidades para pessoas com deficiência.
A avenida, por onde ocorrerá o desfile, será isolada para a segurança de todos com 1.300 metros de grades de segurança. Também haverá ambulância no Complexo Centreventos Cau Hansen.
Encontro de Blocos, Carnaval da Família e Pet Folia estão programados para domingo
– Encontro de Blocos
Às 13h terá início a concentração dos Blocos de Rua em diversos pontos do Centro da cidade: na Rua do Príncipe próximo à Catedral, na Praça Nereu Ramos, na Rua das Palmeiras, no Museu Arqueológico de Sambaqui, em frente à Biblioteca Pública Municipal Prefeito Rolf Colin e no Mercado Público Municipal.
No meio da tarde, os blocos se deslocam para o Mercado Público, de onde, às 17h, saem em um desfile organizado pela Liga das Escolas de Samba em direção ao Centreventos Cau Hansen.
A previsão de chegada ao local é às 18h30, onde a festa do Carnaval de Joinville 2025 se encerra às 21h.
A programação completa, com pontos de concentração e endereços por onde os blocos passarão, podem ser conferidos no Instagram @carnavaldejoinville.
– Pet Folia
Das 14h às 18h, atrás do Expocentro Edmundo Doubrawa (anexo ao Centreventos Cau Hansen), a Pet Folia combina a festa do Carnaval com a alegria dos animais de estimação.
A partir das 15h30, o Concurso de Fantasia vai escolher os pets foliões mais animados e com os looks mais criativos. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas no momento do desfile.
– Bailinho Infantil
A partir das 15h30, no Expocentro Edmundo Doubrawa, a criançada vai cair na folia com o Bailinho Infantil.
A festa terá animação das palhaças As Mareadas, com muita música e brincadeiras.
Durante toda a tarde, no local haverá brinquedos infláveis e área de recreação para os pequenos.
Trânsito e estacionamento
O Departamento de Trânsito de Joinville (Detrans) informa que algumas vias terão interdição total ou parcial para a realização do Carnaval de Joinville 2025.
A avenida José Vieira (popular Beira Rio), entre as ruas Max Colin e Itaiópolis, no sentido Sul-Norte, está interditada até a 0h de segunda-feira (24).
Entre às 23h desta quinta-feira (20) e 5h de sexta-feira (21), o mesmo trecho, mas no sentido Norte-Sul também estará totalmente interditado.
Durante o dia, na sexta-feira, esse trecho terá interdição parcial, com uma pista liberada para a passagem de veículos.
A interdição total no sentido Norte-Sul ocorre a partir das 22h de sexta-feira (21) e segue até 0h de segunda-feira (24).
Para a realização do Desfile das Escolas de Samba, a rua Max Colin, entre as ruas José Vieira e Orestes Guimarães, receberá interdição total das 16h de sábado (22) até 3h de domingo (23).
A orientação do Detrans é que o motorista, se puder, evite a área e utilize outras vias para fazer o deslocamento no sentido Sul Norte, por exemplo as ruas João Colin, Blumenau e Marquês de Olinda.
Quanto ao transporte por aplicativo, o embarque e desembarque será nos fundos do Centreventos Cau Hansen, pela Rua Orestes Guimarães, onde fica a área de estacionamento.
Haverá vagas para pessoas com deficiência e idosos nesse mesmo local. É preciso apresentar a credencial de estacionamento emitida pelo Departamento de Trânsito para acessar o local.
Alimentação e bebidas
Neste ano, uma praça de alimentação será montada com oito food trucks, três bares, além de 21 ambulantes credenciados pela Associação dos Vendedores Ambulantes de Joinville (Avajo).
A área de alimentação vai funcionar no sábado (22) a partir das 18h e, no domingo (23), das 14h às 21h.
É importante destacar que está proibido o uso de garrafas de vidro para bebidas.
Os foliões devem preferir recipientes plásticos ou latas e ajudar a manter o Carnaval de Joinville uma festa segura para todos.
Segurança
O esquema de segurança do Carnaval de Joinville 2025 conta com a atuação conjunta das forças de segurança, incluindo a Guarda Municipal, Departamento de Trânsito (Detrans), além da Defesa Civil, Bombeiros Voluntários, Polícia Militar, Polícia Civil, equipes de brigadistas e de segurança privada.
Todos os acessos terão policiamento e revista para controle de objetos.
Não será permitido entrar com garrafas de vidro ou objetos cortantes na área onde o evento será realizado.
Para o controle de acesso, haverá guarnições da Polícia Militar e da Guarda Municipal auxiliando junto aos vigilantes.
O ônibus utilizado como base móvel da Guarda Municipal estará estacionado entre o Centreventos Cau Hansen e o Expocentro Edmundo Doubrawa.
Os pais ou responsáveis poderão retirar na base móvel da Guarda Municipal as pulseirinhas de identificação para as crianças, onde serão informados o nome do responsável e um telefone para contato.
O Carnaval de Joinville é realizado pela Liga das Escolas de Samba de Joinville (LIESJ), com apoio da Prefeitura de Joinville, da Fundação Catarinense de Cultura e do Governo do Estado de Santa Catarina