Comissão de Saúde debate condições de trabalho dos agentes comunitários em Joinville

A Comissão de Saúde da Câmara de Vereadores de Joinville discutiu nesta terça-feira (8) as condições de trabalho dos agentes comunitários de saúde do município.

O debate foi presidido pelo vereador Pastor Ascendino Batista (PSD) e teve como destaque as dificuldades enfrentadas pelos profissionais no uso da tecnologia.

De acordo com o vereador Brandel Junior (PL), responsável por propor a reunião, os principais problemas estão relacionados à baixa qualidade dos tablets utilizados e à instabilidade da conexão com a internet, o que tem prejudicado o desempenho das atividades dos agentes.

Em resposta, a Secretaria da Saúde informou que está em andamento um processo licitatório para a compra de novos tablets e que também estuda a aquisição de antenas corporativas, com o objetivo de ampliar o sinal de internet disponível para os equipamentos.

Brandel Junior criticou a demora na substituição dos aparelhos e solicitou que uma nova reunião seja realizada até dezembro para verificar se as medidas prometidas foram efetivamente implementadas.

“A gente precisa de celeridade e, para ter celeridade, tem que ter prioridade”, destacou o vereador.

Atualmente, a Secretaria da Saúde conta com 443 agentes comunitários ativos em Joinville.

Apenas no primeiro semestre deste ano, os profissionais realizaram cerca de 830 mil visitas domiciliares, com foco em ações de prevenção de doenças e promoção da saúde, conforme as diretrizes do Sistema Único de Saúde (SUS).

Você não pode copiar o conteúdo desta página