Os vereadores da Comissão de Saúde da Câmara de Joinville anunciaram que irão articular junto ao governo estadual e por meio de emendas parlamentares a liberação de recursos para a ampliação e futura construção de um novo prédio do Centro Dia – Serviço Especializado da Assistência Social para Pessoas com Deficiência, localizado no bairro América e administrado pela Apae.
Na última quinta-feira (18), os parlamentares Pastor Ascendino Batista (PSD), Brandel Junior (PL), Liliane da Frada (Podemos) e Franciel Iurko (MDB) conheceram de perto a estrutura da unidade e o trabalho desenvolvido pela equipe multiprofissional, composta por assistente social, psicólogo e terapeuta ocupacional.
A visita contou ainda com a presença da presidente da Apae Joinville, Neide Gonçalves, de servidoras da Secretaria Municipal de Assistência Social (SAS) e do presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência (Comde), Átila Rohleder Júnior.
O Centro Dia atende pessoas com deficiência em situação de violação de direitos, muitas vezes negligenciadas pelas famílias, com o objetivo de reconstruir vínculos familiares.
Segundo o presidente da Comissão de Saúde, Pastor Ascendino Batista, o atual prédio enfrenta sérios problemas estruturais, principalmente devido às enchentes recorrentes, o que inviabiliza reformas.
Por isso, a Apae já adquiriu um terreno vizinho, onde pretende erguer a nova unidade.
“Nosso objetivo é unir forças e dar apoio, porque sabemos a importância desse equipamento para a cidade”, destacou Ascendino.
Além da obra, os vereadores também pretendem buscar recursos para a compra de aparelhos de ar-condicionado, considerados essenciais para o conforto dos usuários e da equipe.