O Conselho Municipal de Políticas sobre Drogas (Comad), com apoio da Prefeitura de Joinville, realiza a Semana Municipal de Prevenção ao Alcoolismo até o dia 26 de fevereiro.
Algumas ações já vêm sendo desenvolvidas desde o início do mês, como o acolhimento a usuários nos Centros de Referência da Assistência Social (CRAS); rodas de conversa com familiares, amigos e cuidadores nos Centros de Atenção Psicossocial em Álcool e outras Drogas (CAPS AD) e no Centro de Atenção Psicossocial Infantojuvenil (CAPS IJ); além de blitze educativas no trânsito, promovidas pela Escola Pública de Trânsito (Eptran).
A Semana é realizada pelo quinto ano consecutivo e foi instituída pela Lei 8.973/2021. A iniciativa ocorre concomitantemente ao Dia Nacional de Combate ao Alcoolismo, em 20 de fevereiro. A Secretaria de Esportes (Sesporte) e a Vigilância Sanitária também participam da campanha.
Para o presidente do Comad, Rodrigo de Souza Marques, a receptividade e o envolvimento da comunidade têm sido positivos.
“A população participa ativamente das rodas de conversa, palestras e ações comunitárias. Em 2026, percebemos um envolvimento ainda maior das famílias e das lideranças comunitárias, o que demonstra que o tema está sendo compreendido como responsabilidade coletiva”, afirma.
Conscientização para todos
Um dos objetivos da campanha é ampliar o debate público sobre o combate ao alcoolismo.
“Esse tema deixou de ser tratado apenas como um problema individual e passou a ser compreendido como uma questão de saúde pública. Observamos maior procura por informações sobre prevenção, aumento da participação de escolas e instituições parceiras e o fortalecimento da rede de apoio no município”, explica Rodrigo.
Embora haja ações específicas voltadas a pessoas afetadas direta e indiretamente pelo alcoolismo, a campanha não se destina apenas àquelas que convivem com os danos da dependência química. A proposta é envolver toda a população.
Redução de estigma e compreensão
A redução do estigma em relação ao alcoolismo é considerada um avanço significativo. “Hoje, mais pessoas se sentem encorajadas a buscar ajuda”, avalia Rodrigo. Ele ressalta que as rodas de conversa proporcionam “um ambiente seguro de escuta e acolhimento, com troca de experiências, esclarecimento de dúvidas e orientação sobre onde buscar atendimento. Além disso, fortalecem os vínculos familiares.”
A experiência das rodas de conversa gera um sentimento de identificação e alívio com a troca de relatos semelhantes.
“Muitas pessoas dizem: ‘Eu achei que só minha família passava por isso’. Também ouvimos que o espaço de fala sem julgamento foi determinante para que decidissem buscar apoio profissional.”
A programação completa da Semana Municipal de Prevenção ao Alcoolismo 2026 está disponível no site da Prefeitura de Joinville (https://bit.ly/SemanaCombateAlcoolismo2026).











