O Jantar de Posse da Ajorpeme reuniu autoridades nacionais, estaduais e locais, além de empresários da região, para celebrar a posse do presidente da Ajorpeme, William Holz, e da gestão 2026.
Foi uma noite de comemorações, com anúncios do Governo do Estado, reunindo cerca de 700 pessoas na Expoville.
A solenidade celebrou a posse do Presidente da Ajorpeme, William Holz, da diretoria executiva, do conselho deliberativo, do conselho fiscal e do Instituto Ajorpeme.
William Holz é advogado especialista em Direito Tributário, sócio da Holz Cidral e Schulz Advogados e ex-conselheiro do TAT-SC (Tribunal Administrativo Tributário de Santa Catarina).
“Estar hoje à frente da Ajorpeme é, além de uma honra, uma responsabilidade enorme. Estamos falando de uma entidade com mais de 40 anos de história, construída com trabalho sério, voluntariado e compromisso com as micro, pequenas e médias empresas da nossa região”, afirmou o Presidente da Ajorpeme, William Holz.
William começou a frequentar a Ajorpeme desde cedo, ainda na infância, aos 8 anos, quando acompanhava seu pai, Vilson Holz (in memoriam), que foi diretor da Ajorpeme e posteriormente presidente da entidade em 2003.
Durante seu discurso, o Presidente da Ajorpeme lembrou a emoção desses momentos e de assumir a presidência da Ajorpeme assim como seu pai.
“Este dia, para mim, é uma verdadeira viagem no tempo. Volto a 2003, quando assistia à posse do meu pai como presidente da Ajorpeme. Lembro com clareza o orgulho que senti naquele momento e o quanto aquele ano foi marcante.
Mais do que os feitos que ele construiu, o que permanece vivo é o seu caráter e o impacto que gerou na comunidade empreendedora de Joinville.
Até no seu último dia, há sete anos, ouvi das pessoas o quanto eram gratas pela ajuda que ele prestou nos momentos mais difíceis. Isso não se apaga. Isso é legado”, conta.
O evento teve a presença do Governador do Estado de Santa Catarina, Jorginho Mello, da Vice-Governadora, Marilisa Boehm, do Prefeito de Joinville, Adriano Silva, do Senador Esperidião Amin, do Prefeito de Araquari, Gordo Jasper, da Vice-prefeita de Balneário Barra do Sul, Val Meurer, dos deputados estaduais Fernando Krelling, Maurício Peixer, além de demais autoridades.
Na ocasião, o governador Jorginho Mello assinou o edital que autoriza as obras na SC-416, em Itapoá.
O documento contempla obras de duplicação em concreto e a construção de elevados neste importante eixo para o desenvolvimento da região norte de Santa Catarina.
O investimento se junta à obra já autorizada na rua Dona Francisca e às intervenções previstas para a SC-417, viabilizadas após a solução de um litígio que se arrastava há décadas com o estado do Paraná.
Juntos, os projetos consolidam um pacote de investimentos em infraestrutura que ultrapassa 600 milhões de reais para a região norte — recursos que impulsionam o crescimento econômico, facilitam o escoamento da produção, atraem novos negócios e geram oportunidades para a população.
Além da posse, o evento celebrou a atuação dos núcleos setoriais da Ajorpeme. Foram eleitos núcleos destaque o Núcleo Contábil, o Núcleo Empreendedor e o Núcleo de Gestão e Pessoas. O Núcleo de Advogados foi eleito como núcleo revelação.
Prioridades da Gestão
Durante seu discurso de posse, o Presidente da Ajorpeme falou sobre as prioridades de atuação da associação em 2026. Um dos focos será a luta pelo aumento dos limites do Simples Nacional.
A entidade já iniciou essa mobilização no final do ano passado, com uma petição em parceria com a Fampesc.
O documento, disponível no site da Ajorpeme, solicita ao Presidente da Câmara dos Deputados a tramitação e a aprovação do PLP 108/2021, que aumenta os limites do Simples Nacional. A Ajorpeme também pede a exclusão do sublimite incorporado ao projeto.
“Hoje, empresas que optam pelo Simples estão presas a um limite que não é atualizado há mais de dez anos. A inflação corroeu esse teto e empurrou muitas empresas para fora do sistema, muitas vezes para a informalidade.
Estudos demonstram que a atualização desse limite pode gerar entre 18 e 22 bilhões de reais em arrecadação em até três anos.
Ou seja, é bom para o empreendedor, para a sociedade e para o próprio governo. Não atualizar o Simples não é erro técnico, é escolha política que penaliza quem gera emprego”, explica o presidente.
Outra pauta da gestão será a implantação da transação tributária dos tributos municipais em Joinville — mecanismo que permite ao contribuinte negociar débitos com o poder público, ajustando condições de pagamento de acordo com sua capacidade financeira.
Por meio dela, é possível obter descontos em multas e juros, além de prazos mais longos para quitar dívidas, facilitando a regularização fiscal e a manutenção das atividades das empresas.
“Com a transação tributária, o empresário regulariza sua vida e o município transforma créditos praticamente perdidos em arrecadação real, reduzindo execuções fiscais caras, longas e ineficientes”, explica William.
Além disso, a Ajorpeme atuará com o Conselho das Entidades (formado por Ajorpeme, ACIJ, Acomac e CDL) e a OAB Joinville no movimento Cada Voto Conta.
A iniciativa visa a conscientização sobre a importância do voto para o desenvolvimento de Joinville e região, a redução das abstenções e a transferência de títulos de eleitor para o município.
“Nosso objetivo é chegar a quatro deputados federais e seis estaduais, ampliando nossa representatividade e as verbas públicas necessárias para sustentar o crescimento da nossa região”, comenta o Presidente.
















