Fenômeno provoca alerta para temporais, ventania e risco de alagamentos no Sul do Brasil
Santa Catarina em alerta
O primeiro dia do inverno, nesta sexta-feira (20), foi marcado pela formação de um ciclone extratropical no litoral da Região Sul, trazendo ventos intensos, chuvas fortes e risco de transtornos em Santa Catarina e no norte do Rio Grande do Sul.
O fenômeno potencializou uma frente fria clássica, mantendo o tempo instável na região. Apesar de não avançar para o interior do país, o sistema aumentou o transporte de umidade, provocando pancadas de chuva moderada a forte e rajadas de vento de até 70 km/h no litoral gaúcho. Em SC e no Paraná, os ventos chegaram a 50 km/h, com risco de queda de árvores e interrupções no fornecimento de energia.
Fim de semana com instabilidade
Apesar da frente fria começar a se afastar no sábado (21), os efeitos do ciclone extratropical ainda devem persistir. No Paraná, a instabilidade continua, enquanto o litoral catarinense pode registrar uma redução gradual das chuvas. No entanto, acumulados de 10 a 20 mm ainda preocupam, com possibilidade de alagamentos e transtornos localizados.
Segundo a Climatempo, o movimento lento do ciclone e sua conexão com correntes de umidade do Norte do Brasil mantêm o cenário de ventania e precipitações até o domingo. As áreas mais afetadas devem ficar em alerta para:
– Queda de galhos e árvores devido aos ventos fortes;
– Alagamentos em pontos com drenagem deficiente;
– Interrupções no fornecimento de energia elétrica.