As fortes chuvas que atingiram Santa Catarina na madrugada desta segunda-feira (23) causaram interrupções no fornecimento de energia elétrica em mais de 43 mil imóveis, com destaque para os municípios da Serra catarinense e do Planalto Norte.
De acordo com a Celesc, companhia responsável pelo serviço no estado, as equipes foram mobilizadas para normalizar a situação, mas o acesso a algumas localidades ainda é dificultado pelo tempo instável.
O temporal, provocado pela passagem de uma frente fria, registrou os maiores acumulados em Mondaí (70,2 mm), São Joaquim (68 mm) e Fraiburgo (61,2 mm), segundo dados da Epagri/Ciram.
Na Serra, as cidades de São Joaquim, Otacílio Costa, Urubici, Anita Garibaldi e Bom Retiro foram as mais impactadas, com falhas nas subestações que comprometeram o abastecimento.
Além disso, no Planalto Norte, municípios como Mafra, Major Vieira, Santa Terezinha, Irineópolis e Itaiópolis também ficaram sem luz devido a raios, quedas de árvores e galhos sobre a rede elétrica.
Situação aos poucos é normalizada
A Celesc informou que a maioria das quedas seria solucionada até o final desta manhã, porém em algumas áreas o trabalho depende da melhora das condições climáticas.
Confira os maiores acumulados de chuva em 12 horas:
– Mondaí: 70,2 mm
– São Joaquim: 68 mm
– Fraiburgo: 61,2 mm
– Ituporanga: 59,2 mm
– Rio das Antas: 59,2 mm
– Maravilha: 57,4 mm
– Caibi: 57 mm
– Mirim Doce: 53,4 mm