A caminhada “Acorda, Brasil” concluiu neste domingo (8) o trecho em Santa Catarina e iniciou uma nova etapa no Paraná.
A passagem entre os estados foi marcada por um ato simbólico de entrega das bandeiras do Brasil, de Santa Catarina e do Rio Grande do Sul, estado onde a mobilização teve início, representando a continuidade do movimento pela região Sul do país.
Inspirada em uma marcha idealizada pelo deputado federal Nikolas Ferreira (PL-MG), a mobilização reúne apoiadores que defendem pautas como a anistia a presos relacionados aos atos de 8 de janeiro e a liberdade do ex-presidente Jair Bolsonaro.
O ato contou com a presença de lideranças políticas que acompanham a caminhada desde o início. Em Joinville, o deputado estadual Sargento Lima (PL-SC) liderou a mobilização e foi responsável pela entrega das bandeiras aos representantes do Paraná, simbolizando a passagem oficial do trajeto entre os estados.
“No sofá ninguém faz nada. A nossa causa da liberdade e da justiça aos presos do 8 de Janeiro segue em boas mãos. Na placa que marca a divisa entre os dois estados, entregamos aos irmãos paranaenses as bandeiras do Acorda, Brasil”, declarou Sargento Lima.
Durante o percurso em Joinville, a caminhada contou com a adesão dos vereadores Instrutor Lucas (PL-SC) e Wilian Tonezi (PL-SC), além de Gustavo Berkenbrock, do PL Jovem, e outras lideranças locais.
Ao receber as bandeiras, o deputado estadual do Paraná Delegado Tito Barichello (União Brasil-PR) destacou a continuidade do movimento no estado.
“Vamos continuar a caminhada no Paraná. É com muita honra que eu e a vereadora Delegada Tathiana recebemos as bandeiras do Brasil, de Santa Catarina e do Rio Grande do Sul para seguir firmes nessa mobilização”, afirmou.
No Paraná, o grupo passa a caminhar ao lado da jornalista e pré-candidata Cristina Graeml (União Brasil-PR). A proposta é manter uma agenda de atos públicos e encontros ao longo do trajeto, com discursos voltados a pautas conservadoras e ao engajamento de apoiadores locais. A caminhada segue em direção ao Estado de São Paulo.
O trecho catarinense da caminhada foi concluído no final da tarde deste domingo com a entrega das bandeiras ao grupo paranaense, que dará continuidade à mobilização. As bandeiras foram recebidas pelo deputado Delegado Tito Barichello e por sua esposa, a vereadora de Curitiba Tathi Guzella, natural de Caçador (SC).
Durante a passagem por Santa Catarina, os participantes percorreram cerca de 67 quilômetros, saindo da Praça da Bandeira, em Joinville, na manhã de sábado. O grupo pernoitou na Vila da Glória, em São Francisco do Sul, e retomou a marcha no domingo, seguindo via Itapoá até a divisa com o Paraná.
Ao final do percurso, Sargento Lima avaliou que a jornada valeu “cada gota de suor” e ressaltou a importância da mobilização em defesa da liberdade e da justiça aos presos pelos atos de 8 de janeiro.
A caminhada “Acorda, Brasil” é inspirada na marcha realizada em janeiro pelo deputado federal Nikolas Ferreira, que percorreu o trajeto entre Paracatu (MG) e Brasília.












