As equipes do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC) têm estado ativamente envolvidas nas operações de resgate no Rio Grande do Sul desde quarta-feira, 1º de maio.
Até agora, essas equipes conseguiram resgatar 516 pessoas e 84 animais que estavam em situações de risco, muitas delas ilhadas em cima de telhados de casas e até mesmo em árvores.
Por determinação do governador Jorginho Mello, foram enviados suporte técnico e especializado, incluindo helicópteros, viaturas e embarcações, para auxiliar no socorro às vítimas das fortes chuvas no estado vizinho.
O CBMSC enviou sete equipes de força-tarefa, compostas por 32 bombeiros militares, que estão operando no Rio Grande do Sul.
Além disso, foram enviadas 10 viaturas 4×4, 11 embarcações e equipamentos específicos para resgate em deslizamentos de terra.
Equipes da Polícia Militar, Polícia Militar Ambiental e Defesa Civil de Santa Catarina também estão trabalhando em conjunto para apoiar as operações de socorro no Rio Grande do Sul.
Segundo o último boletim do governo gaúcho, os números da tragédia incluem 56 mortes, 67 pessoas desaparecidas e 74 feridos. A situação afeta 281 municípios, com 24.666 pessoas desalojadas, 8.296 em abrigos e 377.497 afetadas.
Apesar do apoio prestado ao Rio Grande do Sul, as equipes do CBMSC, PMSC e Defesa Civil continuam garantindo o atendimento às pessoas atingidas pelas chuvas, especialmente nas regiões do Meio-Oeste e Extremo Sul de Santa Catarina.