A Prefeitura de Joinville vai concluir a implantação do binário das ruas Santa Catarina e São Paulo.
Como forma de preparação, nesta quarta e quinta-feira (24 e 25/7), ocorre a sinalização da rua Santa Catarina, entre as ruas Porto Rico e o trevo do km 4.
Com a sinalização em mão única, será oficializado o fluxo exclusivo para os motoristas que trafegam no sentido centro/bairro neste trecho.
A Waldemiro José Borges, a partir do trevo do km 4, já está sinalizada indicando mão única para quem vai para a zona Sul.
A sinalização é possível já que a obra de pavimentação e requalificação asfáltica nesse trecho está em fase final.
No local, ocorrem apenas obras complementares que não interferem na sinalização.
É importante lembrar que, para os motoristas, esse é um reforço importante, mas, por enquanto, não altera a rotina, já que desde o início das obras, esse trecho funciona como mão única sentido zona Sul.
Alterações viárias
No fim de semana dos dias 17 e 18 de agosto, o Departamento de Trânsito de Joinville fará a mudança de sinalização para que sejam implantadas a mão única das ruas João Filete de Oliveira, São Paulo, Santa Catarina e Waldemiro José Borges.
Na prática, para quem está se deslocando da zona Sul para o Centro, o binário inicia no trevo da rua Waldemiro José Borges com a Boehmerwald e abrange desde a rua João Filete de Oliveira até a continuidade com a rua São Paulo.
Já no sentido contrário, quem vai do Centro para a zona Sul, o binário se estende da rua Santa Catarina, passa pelo trevo do km 4 e continua pela Waldemiro José Borges.
Além disso, nessa etapa ocorre também a alteração de sentido na rua Augusto Schmidt, que fará a ligação para os motoristas que estiverem na São Paulo e quiserem acessar a rua Santa Catarina.
Na intersecção das ruas Roberto Lehn e Santa Catarina será implantado um semáforo.
Outro equipamento também será instalado no trevo do km 4 para facilitar a trafegabilidade de motoristas que estão saindo do Profipo em direção a outros bairros.
No fim de semana seguinte (24 e 25/8), ocorre a segunda etapa, que contempla alterações em ruas que ficam no centro do binário.
Serão feitas alterações na rua Augusto Ernesto Boettcher.
Quem vier pela Santa Catarina e acessar essa rua, deverá virar à direita na Walter Eichholz e depois à esquerda na Simão Kruger para chegar na São Paulo.
Inclusive, a Simão Kruger será mão única sentido rua São Paulo.
No trevo do km 4, os motoristas poderão acessar a rua Julião Favre, virar à esquerda na Carlos Dobner e acessar a Dona Cezarina para seguir em direção à rua São Paulo, por exemplo.
Neste mesmo pacote de alterações viárias, a rua Ary Barroso passará a ser sentido único no sentido Sul/Centro.
Ela também receberá um corredor de ônibus que vai funcionar no contrafluxo para o transporte coletivo acessar a rua Santa Catarina.
A principal recomendação aos motoristas é ficar atento à nova sinalização nas ruas que fazem cruzamento com as vias principais para evitar acessar ou trafegar na contramão.
Nos primeiros dias de implantação do binário, haverá a presença de agentes de trânsito para orientar os motoristas em horário de pico, nos principais cruzamentos.
Alterações próximas ao Terminal Sul
O Terminal Urbano Sul (Floresta) fica localizado na lateral da rua Santa Catarina, próximo a rua Ary Barroso.
Para garantir que os ônibus possam acessar e sair do terminal, será implantado um semáforo na intersecção da Ary Barroso com a Santa Catarina.
Esse semáforo será acionado sempre que um ônibus precisar sair do terminal, cruzar a Santa Catarina e acessar a rua Augusto Ernesto Boettcher.
Esse trajeto será feito por todas as linhas que circulam seguindo para a rua São Paulo e região central.
Já as linhas que estão na São Paulo e vão acessar o terminal, vão utilizar a rua Augusto Schmidt para chegar até a rua Santa Catarina.
Vale lembrar que desde o início das obras, foi implantada a linha Circular São Paulo para atender os usuários do transporte coletivo que ficam no meio do binário.
Essa linha será mantida e continuará operando normalmente.