sábado,

07/09/2024

Joinville/SC

Binário das ruas Santa Catarina e São Paulo entra em operação neste fim de semana

A Prefeitura de Joinville, por meio do Departamento de Trânsito (Detrans), vai realizar, neste fim de semana (17 e 18/8), mais uma etapa da implantação do Binário das ruas São Paulo e Santa Catarina.

Nos dias 17 e 18, será feita a mudança de sinalização para que as ruas João Filete de Oliveira, São Paulo, Santa Catarina e Waldemiro José Borges passem a ser mão única. Assim que a sinalização for concluída, o binário entra em funcionamento.

Para quem está se deslocando da Zona Sul para o Centro, o binário inicia no trevo da rua Waldemiro José Borges com a Boehmerwald e abrange desde a rua João Filete de Oliveira até a continuidade com a rua São Paulo. Desta forma, o sentido único será da Zona Sul para o Centro. Já no sentido contrário, quem vai do Centro para a Zona Sul, o binário se estende da rua Santa Catarina, passa pelo trevo do Km 4 e continua pela Waldemiro José Borges.

É fundamental que os motoristas fiquem atentos a essas alterações, principalmente nos cruzamentos das ruas que fazem ligação com o eixo do binário para não trafegar na contra mão.

Nesta etapa ocorrerá também a alteração de sentido na rua Augusto Schmidt, que fará a ligação para os motoristas que estiverem na São Paulo e quiserem acessar a rua Santa Catarina.

Na intersecção das ruas Roberto Lehn e Santa Catarina será instalado um semáforo. Outro equipamento também será colocado no trevo do Km 4 com o objetivo de facilitar a trafegabilidade de motoristas que estão saindo do Profipo em direção a outros bairros.

Transporte coletivo

Para garantir que os ônibus possam acessar e sair do Terminal Urbano Sul (Floresta), durante o fim de semana, será implantado um semáforo na intersecção da Ary Barroso com a Santa Catarina. Este semáforo será acionado sempre que um ônibus precisar sair do terminal, cruzar a Santa Catarina e acessar a rua Augusto Ernesto Boettcher. Esse trajeto será feito por todas as linhas que circulam seguindo para a rua São Paulo e região central.

Já as linhas que estão na São Paulo e vão acessar o terminal, vão utilizar a rua Augusto Schmidt para chegar até a rua Santa Catarina.

Vale lembrar que desde o início das obras de requalificação viária, foi implantada a linha Circular São Paulo para atender os usuários do transporte coletivo que ficam no meio do binário. Essa linha será mantida e continuará operando normalmente.

Finalização do binário será realizada nos dias 24 e 25

No fim de semana dos dias 24 e 25 de agosto, ocorrerá mais uma etapa, que contemplará alterações em ruas que ficam no centro do binário.

Serão feitas alterações na rua Augusto Ernesto Boettcher. Quem vier pela Santa Catarina e acessar essa rua, deverá virar à direita na Walter Eichholz e depois à esquerda na Simão Kruger para chegar na São Paulo. Inclusive, a Simão Kruger será mão única sentido rua São Paulo.

No trevo do Km 4, os motoristas poderão acessar a rua Julião Favre, virar à esquerda na Carlos Dobner e acessar a Dona Cezarina para seguir em direção à rua São Paulo, por exemplo.

Neste mesmo pacote de alterações viárias, a rua Ary Barroso passará a ser sentido único no sentido Sul/Centro. Ela também receberá um corredor de ônibus que vai funcionar no contrafluxo para o transporte coletivo acessar a rua Santa Catarina.

A principal recomendação aos motoristas é ficar atento à nova sinalização nas ruas que fazem cruzamento com as vias principais para evitar acessar ou trafegar na contramão. Nos primeiros dias de implantação do binário, haverá a presença de agentes de trânsito para orientar os motoristas em horário de pico, nos principais cruzamentos.

Etapas preparatórias

Em julho, a Prefeitura de Joinville realizou ações de preparação para a implantação do Binário das ruas Santa Catarina e São Paulo.

Foi feita sinalização da rua Santa Catarina, entre as ruas Porto Rico e o trevo do km 4. Com a sinalização em mão única, o fluxo exclusivo para os motoristas que trafegam neste trecho é o sentido centro/bairro. A Waldemiro José Borges, a partir do trevo do km 4, foi sinalizada indicando mão única para quem vai para a zona Sul.

Você não pode copiar o conteúdo desta página
Pular para o conteúdo