Bailarina da praça ganha vida em vídeo 100% gerado por IA para o Festival de Dança

Quem já se pegou imaginando alguma graciosa pirueta da Bailarina Liselott Trinks, peça central da praça de mesmo nome no centro de Joinville, finalmente poderá vê-la ganhar vida na tela da TV.

Graças ao que há de mais moderno na tecnologia de inteligência artificial generativa, a fonte em formato de dançarina salta de seu pedestal para o palco, no VT do 42º Festival de Dança de Joinville.

“A ideia do VT partiu do Instituto Festival de Dança de Joinville, e vamos promover, inclusive, durante o evento, uma discussão sobre o uso da IA na Dança”, afirma o presidente do Instituto Festival de Dança de Joinville, Ely Diniz.

O briefing recebido do Instituto foi uma surpresa para a agência que recebeu o contato: “foi uma solicitação extremamente inusitada do nosso ponto de vista, fazer o filme publicitário do Festival de Dança 2025 100% em inteligência artificial”, conta Eduardo Sampaio, CEO da FKS Comunicação e Marketing.

A solicitação do Instituto envolvia utilizar no enredo do vídeo a figura escultural da bailarina como símbolo da cidade da dança.

Para iniciar os trabalhos, explica Sampaio, sua equipe se dirigiu até a Praça Liselott Trinks para fotografar a estátua de todos os ângulos possíveis. As fotos foram, então, vetorizadas para que o processo de geração dos vídeos pudesse ter início.

Uma equipe de 12 profissionais encarou o desafio de engenharia de prompt (as ordens dadas à inteligência artificial): “trabalhamos de forma bem, bem pesada em cima da bailarina para que ela ganhasse vida continuando a ser uma bailarina, ela não entendia que nós queríamos que a bailarina descesse e dançasse na forma de uma estátua.

Então volta e meia ele transformava ela em mulher ou fazia movimentos que não eram naturais. Tivemos uma grande curva de aprendizado para executar esse projeto”.

No VT, a bailarina, tomada de vida, desce de seu pedestal e começa a dançar. Em um piscar de olhos, no entanto, ela muda de pele e de cenário, tornando-se uma mulher, agora recebendo os aplausos de uma plateia.

“Foi um projeto muito importante para nós, serviu para nos trazer o que há de mais novo em termos de inteligência artificial para geração de vídeo”, ressalta Sampaio, que comemora o resultado final: “Tem sido muito gratificante ver algo que estávamos a tanto tempo trabalhando nos bastidores estar rodando em vários portais de comunicações, inclusive televisão, e ver as pessoas encantadas com o vídeo, amando o resultado mesmo ainda sem entender muito como as cenas foram feitas e começando a ter uma visão um pouco mais clara de que a tecnologia está vindo e se imiscuindo nos negócios de uma forma bastante acelerada”.

 

SERVIÇO
O QUÊ: 42º Festival de Dança de Joinville
QUANDO: 21 de julho a 2 de agosto de 2025
ONDE: Complexo Centreventos Cau Hansen, localizado na avenida José Vieira, 315, América, Joinville; e palcos espalhados por Joinville e região

Você não pode copiar o conteúdo desta página