quinta-feira,

18/07/2024

Joinville/SC

Ator Robson Benta promove eventos literários em Joinville

Após interpretar o poeta catarinense Cruz e Sousa nos palcos e nas telas ao menos quatro vezes e gravar em vídeo toda a obra “Últimos Sonetos”, com interpretação em Libras e audiodescrição, agora o ator Robson Benta quer divulgar a obra do poeta e compartilhar suas experiências relacionadas à acessibilidade cultural em intersecção a questões raciais e à diversidade humana.  

 

Este é o objetivo do novo projeto: “Eventos Literários Cruz e Sousa para Todos”, que teve estreia em maio, em Blumenau, e será realizado nos meses de junho e julho, com dois encontros em Joinville e e um integrando a programação da 10ª Feira do Livro de São Francisco do Sul. 

 

A primeira apresentação em Joinville será nesta quinta-feira, 27 de junho, às 19 horas, no auditório da Escola Municipal Monsenhor Sebastião Scarzello, no bairro Itaum. O encontro é gratuito e aberto à toda comunidade. 

 

O ponto inicial de cada encontro é a exibição do videobook com os poemas de Cruz e Sousa interpretados por Robson Benta e com recursos de acessibilidade.

Esse trabalho se torna o gancho para a roda de conversa em seguida, para falar sobre a vida e a obra do homem negro que aprendeu a ler, escrever e se tornou poeta em uma sociedade catarinense e brasileira ainda escravocrata. 

 

“Passado mais de um século da morte do poeta Cruz e Sousa,  o que se constata na realidade contemporânea é que ainda há um longo caminho a percorrer, para que artistas brancos e pretos tenham as mesmas condições de trabalho e desenvolvimento artístico no nosso país”, afirma Benta. 

 

Além das questões raciais, o ator também compartilha com o público sua experiência com ações e projetos de acessibilidade cultural e a importância de políticas que garantam o direito de acesso a pessoas com deficiência, a obras históricas e culturais, como a de Cruz e Sousa. 

 

“Com este projeto propomos ampliar a percepção coletiva sobre o valor da diversidade humana, tendo como base o legado de Cruz e Sousa e sua obra artística, sob um olhar conectado com a vida contemporânea”, conclui Benta. 

 

Os participantes do evento também serão convidados a participar de uma vivência artística, afinal, além de ator, Robson Benta é professor de teatro e um dos fundadores do Programa de Formação Cultural Arte para Todos, promovido desde 2012 pelo Instituto de Pesquisa da Arte pelo Movimento – IMPAR. 

 

O projeto “Eventos literários – Cruz e Sousa para Todos” foi selecionado pelo Edital Lei Paulo Gustavo LPG SC 2023 e executado com recursos do Governo Federal e Lei Paulo Gustavo de Emergência Cultural, por meio da Fundação Catarinense da Cultura. O trabalho conta com o apoio do IMPAR. 

 

O evento literário também faz parte da programação da 10ª Feira do Livro de São Francisco do Sul e será realizado no dia 29 de junho, sábado, às 18 horas, no salão principal.

A entrada é gratuita e não requer inscrição ou retirada de ingresso. 

Por fim, no dia 13 de julho, também um sábado, o evento literário será realizado no Ponto de Cultura da Amorabi – Associação dos Moradores e Amigos do Bairro Itinga. Lá, o evento está marcado para às 9h30, igualmente com entrada gratuita.

Você não pode copiar o conteúdo desta página
Pular para o conteúdo