A atividade econômica de Santa Catarina cresceu 6,1% entre janeiro e junho de 2025, conforme dados do Banco Central divulgados nesta quarta-feira, 27.
O Índice de Atividade Econômica Regional (IBCR), que é considerado uma prévia do Produto Interno Bruto (PIB), aponta que o estado segue crescendo acima da média nacional, que registrou avanço de 3,2% no mesmo período.
O desempenho positivo acompanha o resultado de outros indicadores, como a menor taxa de desemprego e de informalidade do país.
Para o governador Jorginho Mello, o crescimento acima da média nacional mostra a força do empreendedorismo catarinense.
“Santa Catarina cresce economicamente graças à sua força competitiva, à indústria variada, ao turismo, ao agronegócio e a uma logística que funciona. O estado é um modelo para o Brasil em captar investimentos, gerar empregos e oferecer a melhor segurança. Como resultado, mais empresas e pessoas investem aqui, fazendo a nossa economia avançar”, destaca.
O percentual do IBCR referente ao primeiro semestre de 2025 mostra que a economia de Santa Catarina segue em ritmo acelerado.
O resultado de 6,1% no período é o maior avanço do ranking nacional, ao lado do Paraná, que também registrou alta do 6,1%.
O percentual catarinense é maior do que estados como São Paulo (1,4%), Rio de Janeiro (1,7%), Minas Gerais (3%) e Rio Grande do Sul (0,6%)
“Os bons indicadores econômicos de Santa Catarina são fruto de um ambiente construído para o empreendedor prosperar. O Governo do Estado atua de forma estratégica, eliminando a burocracia desnecessária, fomentando investimentos e garantindo acesso a crédito facilitado, medidas que dão resultado positivo para toda a cadeia produtiva”, destaca o secretário de Estado de Indústria, Comércio e Serviços, Silvio Dreveck.
Ranking nacional (IBCR Jan-Jun 2025)
- Santa Catarina +6,1%
- Paraná +6,1%
- Pará +5,6%
- Goiás +5,4%
- Bahia +3,9%
- Minas Gerais +3%
- Espírito Santo +2,9%
- Ceará 2,6%
- Amazonas +2%
- Rio de Janeiro + 1,7%
- São Paulo +1,4%
- Rio Grande do Sul +0,6%
- Pernambuco -0,3%
Indústria, Comércio e Serviços crescem acima da média nacional
No primeiro semestre de 2025, os setores econômicos de indústria, comércio e serviços cresceram acima da média nacional, puxando o bom desempenho da atividade econômica.
O comércio foi destaque ao crescer 6,2% no volume de vendas, frente ao avanço de 1,8% da média nacional.
Santa Catarina foi o segundo colocado no ranking nacional, atrás apenas do Amapá (7,8%) e empatado com a Paraíba (6,2%)
Já o setor de serviços cresceu 4,6% no mesmo período em Santa Catarina, ante média nacional de 2,5%.
O resultado positivo colocou o estado na sexta colocação do ranking nacional.
Além disso, a indústria também cresceu.
O avanço foi de 4,4% nos seis primeiros meses do ano, mais do que o dobro da média nacional de 1,2%.
Com o crescimento de 4,4% no primeiro semestre, a indústria catarinense ocupa a terceira colocação no ranking nacional entre os estados pesquisados, atrás apenas de Pará (6,9%) e Paraná (5,2%).
Os dados são do IBGE.
Fonte Original | Arquivos Economia – Agência de Notícias SECOM