Associação busca uma nova oportunidade para o centro de Joinville

Joinville, assim como outras grandes cidades, sofre com a degradação de suas áreas centrais, que padecem com o esvaziamento de moradores, perda de investimentos pela fuga de empresas e, principalmente, pela falta de segurança.

Diante desse cenário, a APAC – Associação de Proprietários da Área Central de Joinville surge com a missão de unir forças entre proprietários, lojistas e o poder público para transformar essa região em um espaço mais seguro, ativo e valorizado.

Segundo Juliano Geraldo Pereira, presidente da APAC, o compromisso da associação vai além da infraestrutura.

“Contando com o apoio do Sebrae, buscamos criar um projeto que preserve o patrimônio histórico da cidade e devolva à comunidade um centro vibrante e atrativo. Para isso, estamos mobilizando esforços para que as melhorias sejam implementadas pelo poder público com o apoio e engajamento da sociedade”.

Entre as iniciativas em andamento, destaca-se a ocupação das praças com eventos culturais e sociais e buscar estreitar relação, em parceria com a Secretaria da Cultura com os proprietários de cerca de 55 imóveis históricos. Atualmente, os prédios são utilizados como comércio, moradia e algumas locações permanecem desocupadas.

O objetivo da APAC é apresentar aos proprietários desses espaços um processo mais simplificado de revitalização dos imóveis e uma possível venda de potencial construtivo.

“A participação da comunidade é essencial para que essa revitalização se torne realidade e, por isso, a associação convida todos a se engajarem nesse movimento”, explica Juliano.

Primeira ação já tem data

Uma das novidades promovidas pela APAC é a realização de uma feira de rua mensal na Rua do Príncipe, que acontecerá no segundo domingo de cada mês, oferecendo produtos artesanais e criativos de marcas locais.

O evento tem como objetivo fomentar a economia, fortalecer a presença dos comerciantes e proporcionar um espaço dinâmico de lazer e cultura para a população, sendo algo semelhante com o que acontece em Curitiba.

“A criação da feira é um passo fundamental para revitalizar o centro da cidade. Queremos um ambiente mais atrativo e pulsante, onde os joinvilenses possam se reconectar com esse espaço tão importante para a história da cidade”, destaca.

A primeira edição da feira acontece no dia 9 de março, aniversário de Joinville, e marcas interessadas em expor podem se cadastrar por meio deste link: https://forms.gle/RazHZc9WeLrt4VjM7.

Você não pode copiar o conteúdo desta página
Pular para o conteúdo