As tramas do crochê em prol da consciência ambiental

Os animais em ameaça de extinção na Baía de Babitonga, localizada no Litoral Norte de Santa Catarina, são o tema escolhido pela designer artesanal joinvilense Ana Gern para estimular a conscientização ambiental.

Ana e a professora Bruna Mariano vão promover seis oficinas de crochê gratuitas, nas quais irão ensinar a arte milenar para moradores no bairro Adhemar Garcia.

A artesã e coordenadora do projeto acredita que, além de abrir oportunidades de desenvolvimento social e econômico, o crochê, como forma de artesanato, vai trazer novas habilidades manuais para os participantes, contribuindo para uma futura fonte de renda e fortalecimento da autoestima.

As oficinas serão realizadas na sede da Associação de Moradores do Bairro Adhemar Garcia (AMBAG), que também vai abrigar a exposição com as peças crochetadas pelos alunos. As inscrições estão abertas.

“A exposição dos trabalhos dos alunos em um evento aberto à comunidade promove integração social e fortalece os laços comunitários”, aposta Ana.

Elas vão ensinar a confecção de um porta-copo, com a técnica de crochê de fio conduzido, representando um dos seis bichos em risco de extinção da Baía.

Ao final de cada oficina, os alunos levarão para casa o gráfico dos pontos do crochê e informações sobre a história e as simbologias do bicho representado.

Todo o material necessário para a confecção das peças na oficina será fornecido gratuitamente.

Além das aulas presenciais, os alunos também terão um vídeo tutorial ensinando a confeccionar uma peça, com medidas de acessibilidade para que pessoas com deficiência visual e surdas também possam usufruir do aprendizado.

O vídeo será disponibilizado gratuitamente no YouTube, servindo como ferramenta de aprendizado acessível para os alunos e para a comunidade em geral, potencializando o compartilhamento do conhecimento para um público mais amplo.

“A intenção é valorizar os símbolos, tradições e valores culturais, contribuindo para reforçar a identidade da região. Ao mesmo tempo, promover a conscientização ambiental sobre esses animais e a importância da preservação da Baía da Babitonga”, diz a coordenadora.

O projeto também vem promovendo, no Instagram de Ana, encontros ao vivo com especialistas para falar sobre cada animal que será bordado.

Localizada no litoral norte de Santa Catarina, entre as cidades de Araquari, Joinville, Itapoá e ilha de São Francisco, a Baía da Babitonga é uma área rica em biodiversidade que enfrenta desafios na conservação de suas espécies e ecossistemas.

“Essa ponte simbólica ao usar esses animais para contar as histórias locais e ressaltar a importância de cuidar da Baía pode, futuramente, gerar uma produção artesanal com identidade cultural, contribuindo para a preservação dessa herança cultural, numa nova proposta cultural”, pontua a coordenadora.

Ela ressalta que o crochê é uma manifestação cultural que comunica tradições e histórias de uma comunidade – e também pode ajudar na conscientização ambiental.

Sobre Ana Gern

Designer artesanal e empreendedora criativa, Ana é reconhecida pelo design feito à mão. Graduada em Psicologia (UFSC 1990), tem pós-graduação em Criação e Gestão em Moda (UNIVALI, 2008).

Fundou, em 2009, a marca Ana Gern Acessórios e, em 2013, formalizou a empresa como Ana Gern, com conceito sustentável e autoral, focando na valorização da mulher, em técnicas manuais tradicionais com roupagem contemporânea e na reutilização de resíduos para decorar a casa e a vida das pessoas.

Ana também tem produzido e coordenado importantes projetos de pesquisa, como Desvelando Histórias, Retratando Joinville e Entrelaçando Histórias, que receberam apoio de leis de incentivo à cultura.

Projeto aprovado no Edital Circuito Catarinense de Cultura – PNAB SC 2024, relativo à Política Nacional Aldir Blanc.

Serviço

Agenda das oficinas por animal que será trabalhado

  • Caranguejo Guaiamum | 19/8 – vagas esgotadas

  • Mero | 26/8

  • Guará | 2/9

  • Bicudinho do Brejo | 9/9

  • Toninha | 16/9

  • Tartaruga Verde | 23/9

Exposição dos trabalhos

  • Abertura: 30/09/2025

  • Visitação: às terças-feiras, das 14h às 17h

  • Local: Associação de Moradores do Bairro Adhemar Garcia (Rua Antônio José Costa, 580, Bairro Adhemar Garcia)

  • Inscrições: Formulário online

  • Vagas limitadas: 20 alunos por turma

Você não pode copiar o conteúdo desta página