Araquari solicita recursos para construção de ponte para ligar a cidade a Joinville

A Prefeitura de Araquari deu mais um passo importante para melhorar a infraestrutura e a mobilidade urbana da região. Nesta quarta-feira, 12 de fevereiro, foi protocolado no Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) um pedido de recursos para a construção de uma ponte sobre o Rio Parati, que ligará Araquari a Joinville pela rodovia Estadual Rio do Morro.

O projeto prevê a construção de uma ponte de 488,85 metros de extensão, com estrutura de concreto armado, faixas para veículos, ciclovia e calçada para pedestres.

A obra inclui também a pavimentação da Estrada Porto Alegre, criando uma ligação direta entre a Vila Porto Alegre e o Centro de Araquari, desviando assim do tráfego intenso da BR-280 e encurtando o trajeto entre as cidades.

O trajeto total, incluindo a pavimentação da estrada, será de 5,9 km, com um custo estimado de R$ 60 milhões.

A reunião para a entrega do pedido aconteceu em Brasília, com a presença da Coordenadora de Assuntos Parlamentares do DNIT, Luciana Otílio Buregio.

A comitiva de Araquari foi composta pelo Prefeito Gordo Jasper, o Vice-prefeito Nelson Silveira, o Secretário de Planejamento de Araquari Jaime Gregianin e o presidente da Câmara de Vereadores de Araquari Neuzir Helio Machado. Durante a reunião, foi entregue o ofício 009GAB/2025 solicitando o recurso necessário para a execução da obra.

A Ponte como solução para a mobilidade urbana

A BR-280, que corta o município de Araquari, é de responsabilidade do governo federal, mas a cidade tem investido constantemente em projetos paralelos para melhorar o fluxo de trânsito e a mobilidade.

O Prefeito Gordo Jasper destacou que, nos últimos 8 anos, a Prefeitura pavimentou mais de 100 quilômetros de estradas municipais, um esforço contínuo para oferecer alternativas de tráfego enquanto a duplicação da BR-280 não ocorre.

“É urgente que a gente discuta soluções para driblar o congestionamento da BR-280, enquanto a duplicação não sai. A construção desta ponte é importante não apenas para Araquari, mas também para melhorar a mobilidade urbana regional.

Ela facilitará o deslocamento entre as cidades de São Francisco do Sul, Balneário Barra do Sul e Joinville, além de atender ao crescimento da nossa cidade”, afirmou o prefeito.

A construção da ponte sobre o Rio Parati é, portanto, uma ação estratégica para antecipar as melhorias na infraestrutura e atender à crescente demanda de mobilidade, beneficiando não apenas a população de Araquari, mas também a região como um todo.

Você não pode copiar o conteúdo desta página
Pular para o conteúdo