A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) determinou, nesta terça-feira (6), a proibição da comercialização, distribuição e consumo de quatro lotes de panetones fabricados pela empresa D’Viez Indústria e Comércio de Chocolates Finos Ltda. A decisão também estabelece o recolhimento imediato dos produtos.
A medida foi publicada no Diário Oficial da União (DOU) e ocorre após a identificação de fungos na superfície dos panetones. Segundo a Anvisa, o recolhimento foi iniciado de forma voluntária pela própria fabricante, após a constatação do problema.
De acordo com a resolução, todos os lotes afetados possuem prazo de validade até 27 de fevereiro de 2026. Confira os produtos atingidos:
-
Mini Panetone com Gotas de Chocolate Trufado Tradicional (140g) – lote 251027
-
Panetone Nossa Língua Trufado com Bombons “Formato de Língua de Gato” (700g) – lote 251027
-
Panetone com Gotas de Chocolate Trufado Tradicional (700g) – lote 251027
-
Panetone com Frutas Trufado Tradicional (700g) – lote 251027
Conforme a Anvisa, os produtos não podem ser comercializados nem consumidos e devem ser retirados imediatamente dos pontos de venda.
Além dos panetones, a agência também determinou a suspensão de alimentos que contêm cogumelos sem autorização para uso em alimentos no Brasil. Essa parte da decisão envolve duas empresas, cujos produtos também tiveram a comercialização suspensa por não atenderem às normas sanitárias vigentes.
A Anvisa reforça que medidas como essa têm o objetivo de proteger a saúde da população e orientar consumidores a verificarem sempre a procedência e as condições dos alimentos adquiridos.











