quarta-feira,

07/01/2026

Joinville/SC

Animais do Parque Zoobotânico de Joinville participam de atividade interativa com tema de Natal

O clima de ceia de Natal chegou mais cedo para os animais do Parque Zoobotânico de Joinville.

Nesta quarta-feira (17/12), eles participaram de uma atividade sensorial em que puderam saborear seus alimentos prediletos e interagir com materiais decorados com a temática natalina.

Realizada semanalmente com os moradores do parque, a atividade de enriquecimento ambiental tem o objetivo de estimular o comportamento natural do animal.

“Nessas atividades, incentivamos o animal a farejar, caçar, buscar alimentos, escalar galhos. Com isso, ajudamos a diminuir o estresse e eventuais comportamentos estereotipados que eles possam vir a desenvolver em cativeiro. Oferecemos mais naturalidade para o dia a dia, com situações que seriam comuns na vida livre”, explica Camila de Britto Curvello, veterinária e coordenadora da Secretaria de Meio Ambiente.

Aproveitando o espírito natalino, a equipe do Parque Zoobotânico deu um toque especial à dinâmica realizada nesta semana.

Os bichinhos foram incentivados a encontrar os seus alimentos escondidos dentro de objetos feitos com materiais reciclados e seguros para a atividade.

Inquietos e curiosos, os furões fizeram a festa procurando pedaços de carne dentro de uma caixa de papelão transformada em rena, com carinha desenhada e chifres feitos com galhos de árvores.

Já os cachorros-do-mato se divertiram com o trenó recheado com folhas secas e ração.

As aves também participaram da brincadeira: para as araras, foram preparadas guirlandas com uvas, amendoins, maçãs e folhas de agrião.

A gralha azul e os tucanos encontraram dentro dos bonecos de neve feitos com rolinhos de papel pedaços de couve e de frutas como mamão, maçã e banana.

Já os papagaios, foram presenteados com uma árvore de Natal feita com pequenos galhos e decorada com coco e amendoim.

Nem mesmo os jabutis ficaram de fora da atividade e ganharam uma guirlanda feita com pedaços de frutas.

“Além do enriquecimento alimentar, também podemos fazer outros tipos de enriquecimento, como sonoro e olfativo. Esse tipo de atividade ajuda a melhorar a qualidade de vida dos animais e, em geral, traz resultados muito bons”, destaca Camila.

Você não pode copiar o conteúdo desta página