A Prefeitura de Joinville entregou, nesta quarta-feira (27), a primeira etapa da obra de reforma e ampliação do Ambulatório do Hospital Municipal São José.
O destaque é a construção de uma recepção com um espaço amplo e total acessibilidade.
O investimento foi de R$ 1.985.657,23, com recursos próprios da Prefeitura.
Nessa primeira etapa da obra, foram construídos 3 novos consultórios e reformados outros 7 existentes, todos com acessibilidade.
Também foi ampliada a sala de raio-x, que conta agora com um equipamento digital de ponta, que permite o médico acompanhar o resultado do exame na hora, no seu próprio consultório, sem precisar aguardar a revelação.
E foram colocados 24 novos computadores no Ambulatório.
Além de quatro banheiros novos, o Ambulatório conta agora com banheiros adaptados.
A reforma contemplou ainda a substituição das janelas e portas, pintura, troca do forro e do piso, substituição de luminárias, instalação de climatizadores de ar, novas instalações elétrica e hidráulica, além do mobiliário e de uma nova sala de curativos.
“Sempre é uma alegria fazer entregas de obras aqui no São José, sabemos o quanto o Hospital precisa de investimentos.
E a área do Ambulatório era muito antiga, necessitando de reforma e ampliação”, afirma o prefeito de Joinville, Adriano Silva.
Segundo o diretor-presidente do Hospital São José, Arnoldo Boege Junior, um dos principais avanços que essa obra trouxe foi a construção da área de recepção.
“Antes, as pessoas aguardavam em bancos de madeira, lá fora. Agora temos uma área adequada, climatizada e com acessibilidade para a pessoa aguardar sua vez de ser atendida”, aponta Arnoldo.
São cerca de 7 mil pacientes atendidos no Ambulatório do Hospital Municipal São José todos os meses.
“Atendemos todas as especialidades de alta complexidade dos cidadãos de Joinville e também de toda a Região.
Desde ortopedia, cirurgias, neurocirurgia e todas as demais especialidades de alta complexidade.
E a parte de pré-operatório e retorno pós-operatório é feita aqui no Ambulatório.
As portas dos consultórios também foram adequadas para a entrada de macas e cadeiras de rodas”, explica o diretor-presidente do Hospital São José.
Na segunda etapa da obra, está sendo feita a reforma de outros nove consultórios.
Ao fim do serviço, o Ambulatório contará com 19 consultórios médicos, antes eram 16.
Desde o início da obra, os atendimentos aos pacientes foram mantidos, com adequação interna dos espaços para que não houvesse interrupções.