quarta-feira,

08/10/2025

Joinville/SC

Águas de Joinville premia campeões do Concurso Cultural Água para Sempre

A cada abrir e fechar de cortinas, um espetáculo para se divertir e se emocionar em formato de teatro, vídeo ou poema.

Cada um do seu jeito, todos passaram a mensagem da importância do saneamento básico na cidade.

Assim foi o evento de premiação dos vencedores da primeira edição do Concurso Cultural Água para Sempre, da Companhia Águas de Joinville, que a partir deste ano começou a contar com apresentações de vídeo e poema.

Antes eram apenas peças teatrais.

A apresentação dos ganhadores foi prestigiada por professores, diretores de escolas, familiares de alunos, colaboradores da Companhia e autoridades.

O tema do concurso, “20 anos de história para contar e um legado que vai ficar”, está relacionado ao aniversário de 20 anos da Águas de Joinville, comemorado em 2025.

Resultado de meses de trabalho com aprendizado levado aos palcos

Estudantes da Educação Infantil e do Ensino Fundamental e Médio de escolas estaduais e municipais estavam trabalhando desde março deste ano nas produções artísticas quando o edital do concurso foi lançado.

“Foi muito importante porque os alunos tiveram que pesquisar e entender para falar com propriedade sobre o tema. Eu tenho certeza que eles nunca mais vão esquecer essa emoção de subir no palco e do que eles aprenderam, vão levar para a vida e vai ser marcante”, comenta Mágali Borges, diretora da Escola Municipal Professor Júlio Machado da Luz, premiada nas categorias A e B da modalidade Teatro.

As escolas inscritas puderam participar de uma capacitação sobre saneamento e visita para conhecer uma Estação de Tratamento de Esgoto.

Além disso, na modalidade Teatro, os professores receberam uma consultoria especializada para suporte técnico para desenvolvimento de ideias, conceitos e organização das peças na modalidade.

“Acredito que os conhecimentos que as escolas respiraram durante este ano, voltados ao saneamento básico em Joinville, irão ressoar para o futuro. Tenho certeza que os alunos levarão estes ensinamentos para as suas vidas, isso é um legado que a Companhia Águas de Joinville está entregando”, avalia Adriana Loth, coordenadora de Responsabilidade Social da Companhia.

“Na fala do presidente da Águas de Joinville no evento de abertura do edital, ele comentou sobre o trabalho que é realizado para promover as benfeitorias na nossa cidade, e eu saí de lá com a certeza de que eu precisava falar sobre as pessoas que fazem a Águas de Joinville acontecer”, conta Daiane Arins, professora da Escola Municipal Doutor Ruben Roberto Schmidlin, ganhadora na categoria B de Teatro.

“Durante o processo, os alunos foram descobrindo a importância do trabalho da Companhia e isso foi gerando consciência neles e nas suas famílias, e agora eles olham tudo de forma diferente”, complementa a professora.

Por meio da arte e da educação ambiental, Daiane, juntamente com seu grupo de alunos, criou uma peça de teatro após entrevistas realizadas com alguns colaboradores da Companhia, a fim de conhecer suas histórias e criar uma trama para motivá-los a continuarem dando o seu melhor no objetivo de aprimorar cada vez os serviços de água e esgoto na cidade.

“Nós queremos envolver as crianças e os adolescentes para que entendam o que é o saneamento básico e a importância do que nós fazemos: proporcionar água tratada e esgoto coletado e tratado e o quanto isso significa de melhoria na qualidade de vida da população”, afirma Sidney Marques de Oliveira Júnior, diretor-presidente da Águas de Joinville.

O concurso foi dividido em quatro categorias: Categoria A (Educação Infantil – 1º e 2º períodos), Categoria B (Ensino Fundamental I – séries iniciais), Categoria C (Ensino Fundamental II – séries finais) e Categoria D (Ensino Médio – 1º a 3º ano). A modalidade Teatro foi direcionada às categorias A, B e C; Poema, às categorias B, C e D; e Vídeo, à categoria D.

Conheça os ganhadores do Concurso Cultural Água para Sempre

As primeiras, segundas e terceiras escolas colocadas das categorias A, B, C e D receberam, cada uma, um troféu e R$ 2 mil em premiação.

Os coordenadores dos trabalhos, um vale-cultura no valor de R$ 700, e os alunos das categorias A, B e C ganharam medalhas e poderão se divertir em uma casa de festas.

Os vencedores da categoria D, nas modalidades Poema e Vídeo, farão um passeio ao Beto Carrero World.

– Teatro Categoria A
1º lugar: “O filme da nossa história” (CEI Professora Juliana de Carvalho Vieira)
2º lugar: “A magia das Águas de Joinville” (CEI Castelo Branco)
3º lugar: “O rio que virou história” (Escola Municipal Professor Júlio Machado da Luz)

– Teatro Categoria B
1º lugar: “A lenda do Guará Vermelho” (Escola Municipal Professor Avelino Marcante Extensão)
2º lugar: “O presente dos sonhos” (Escola Municipal Doutor Ruben Roberto Schmidlin)
3º lugar: “Olha a transformação” (Escola Municipal Professor Júlio Machado da Luz)

– Teatro Categoria C
1º lugar: “Água como elemento de cuidado e reflexão” (Escola Municipal Karin Barkemeyer)
2º lugar: “Um legado que permanece” (Escola Municipal Vereador Arinor Vogelsanger)
3º lugar: “As pedaladas no tempo do pequeno historiador da água” (Escola Municipal Professora Ada Sant’Anna da Silveira)

– Teatro Melhor Interpretação
Categoria A: Henrique Tasca Custódio (CEI Juliana de Carvalho Vieira)
Categoria B: Brenda Fernandes Machado (Escola Municipal Doutor Ruben Roberto Schmidlin)
Categoria C: Pedro Henrique Bertolo (Escola Municipal Professora Ada Sant’Anna da Silveira)

– Poema Categoria B
1º lugar: “As Águas de Joinville” (Ísis Ramona Lima – Escola de Educação Básica Professor Gustavo Augusto Gonzaga)
2º lugar: “A água” (Laura Elizabeth Fortuozo Moreira – Escola Municipal João de Oliveira)
3º lugar: “Pokémon e a preservação da água” (Davi Cuppi Kuhl – Escola de Educação de Jovens e Adultos Polo Ativamente)

– Poema Categoria C
1º lugar: “2 de agosto de 2005” (Nathália Soares Rocha – Escola de Educação Básica Presidente Médici)
2º lugar: “A alma da água” (Maria Clara Meister – Escola de Educação Básica João Colin)
3º lugar: “São 20 anos… Éguaaa!” (Jade Boso Borgonovo – Escola de Educação Básica Professor Rudolfo Meyer)

– Poema Categoria D
1º lugar: “Águas que contam histórias” (David Pierre Marques Vieira – Escola de Educação Básica Dom Pio de Freitas)
2º lugar: “Águas de Chuville” (Ana Caroline Brummer Virtuoso – Escola de Ensino Médio Bailarina Liselott Trinks)
3º lugar: “Água e Morro do Finder” (Rafael Bacelar Felix – Escola de Educação Básica Engenheiro Annes Gualberto)

– Vídeo Categoria D
1º lugar: Escola de Educação Básica Professor Rudolfo Meyer
2º lugar: Escola de Educação Básica Deputado Nagib Zattar

O Concurso Cultural Água para Sempre foi uma parceria com a Prefeitura de Joinville e teve o apoio da Secretaria de Cultura e Turismo, Secretaria de Educação, Secretaria de Estado da Educação, Academia de Letras do Brasil de Santa Catarina – Seccional de Joinville – ALBSC, Academia Joinvilense de Letras – AJL, Univille e Escola Sesi de Referência Joinville.

Você não pode copiar o conteúdo desta página