sábado,

13/07/2024

Joinville/SC

Abertura da Mostra Dança na Escola da Prefeitura de Joinville emociona alunos e familiares

 

A primeira noite da Mostra Dança na Escola foi de ansiedade e muita emoção para os cerca de 250 alunos que subiram ao palco da Escola Municipal Professora Lacy Luiza da Cruz Flores.

Eles se apresentaram para olhares atentos de familiares, estudantes e comunidade escolar que lotaram a quadra da unidade para prestigiar as coreografias.

Ao todo, grupos de quatro escolas se apresentaram na noite de abertura, em um espaço semelhante aos palcos abertos do Festival de Dança de Joinville. Foram 11 coreografias inspiradas na temática “cinema”.

Para a aluna da Escola Plácido Xavier Vieira, Maria Luiza Gotz de Brito, de 14 anos, participar da mostra foi uma oportunidade de mostrar todo o esforço e o trabalho desenvolvido durante as aulas no contraturno escolar. “Foi uma adrenalina muito grande, o coração parecia que ia sair pela boca, mas fiquei muito feliz em poder mostrar aquilo que ensaiamos tanto e pelo que somos tão apaixonadas”, descreve.

A noite foi especial também para os familiares dos estudantes, que acompanharam de perto a preparação para as apresentações. O pai Everton de Andrade Oliveira esteve presente com a família para assistir a filha Laura Caroline, de 11 anos, que estuda na escola Sadalla Amin Ghanem.

“Ela faz parte do programa Dança na Escola há dois anos, mas foi a primeira vez em que vimos essa coreografia e foi uma surpresa. Os olhos encheram de lágrimas, ficamos bem felizes e emocionados”, comenta.

Mostra leva dança para a comunidade de Joinville

A Mostra reúne os alunos participantes do programa Dança na Escola, realizado pela Secretaria de Educação em parceria com o Instituto Festival de Dança em 27 escolas da Rede Municipal de Ensino.

Eles receberam gratuitamente os figurinos, as sapatilhas e os adereços, além de transporte e alimentação para as noites de apresentação.

Para o prefeito Adriano Silva, ver a qualidade das coreografias e a excelência do trabalho desenvolvido pelos professores com os alunos das Escolas Municipais foi satisfatório. “Saio muito motivado em ver os estudantes dançando e realmente fazendo arte em cima do palco, com figurinos muito bem detalhados e toda uma estrutura que nos deixou em clima de Festival de Dança. Quem comparecer nas próximas noites, sairá deslumbrado e encantado como todos nós saímos daqui hoje”, aponta.

O secretário de Educação, Diego Calegari, também destaca o envolvimento dos familiares no evento, que foi planejado com apresentações em escolas-polo para levar a dança para diferentes regiões da cidade.

“É um momento muito especial ver a casa cheia, com os pais prestigiando seus filhos, os alunos mostrando todo o talento, dedicação e esforço em apresentações belíssimas, que mostram o motivo de Joinville ser a cidade da dança. É uma mostra que leva cultura, a arte e a dança para toda a comunidade de Joinville”, destaca.

Espetáculos durante todo o mês

Nesta quinta-feira (6/6), a Mostra Dança na Escola continua com grupos de outras três escolas, que também se apresentam na Escola Municipal Professora Lacy Luiza da Cruz Flores, a partir das 19h.

O evento é aberto para os pais e responsáveis dos alunos do programa e toda a comunidade escolar.

Além das apresentações desta semana, a mostra contará com outras seis noites de espetáculos, às quartas e quintas-feiras de junho, cada semana em um local diferente.

Os espetáculos passarão pelas escolas CAIC Mariano Costa (Adhemar Garcia), Thereza Mazzolli Hreisemnou (Jardim Paraíso) e Valentim João da Rocha (Vila Nova).

Confira a programação completa:

5 de junho – Local: EM Lacy Luiza da Cruz Flores
EM Lauro Carneiro de Loyola
EM Plácido Xavier VIeira
EM Sadalla Amin Ghanem
EM Virgínia Soares

6 de junho – Local: EM Lacy Luiza da Cruz Flores
EM Edgar Monteiro Castanheira
EM Lacy Luiza da Cruz Flores
EM Orestes Guimarães

12 de junho – Local: EM CAIC Mariano Costa
EM Amador Aguiar
EM Joaquim Félix Moreira
EM Saul Sant’Anna

13 de junho – Local: EM CAIC Mariano Costa
EM CAIC Mariano Costa
EM João Costa
EM Nilson Wilson Bender
EM Rosangela Martinowsky Baptista

19 de junho – Local: EM Thereza Mazzolli Hreisemnou
EM CAIC Francisco José Rodrigues de Oliveira
EM Max Colin
EM Thereza Mazzolli Hreisemnou

20 de junho – Local: EM Thereza Mazzolli Hreisemnou
EM Curt Alvino Monich
EM Hans Dieter Schmidt
EM Hilda Anna Krisch
EM Rosa Maria Berezoski Demarchi

26 de junho – Local: EM Valentim João da Rocha
EM Avelino Marcante Extensão
EM Karin Barkemeyer
EM Padre Valente Simioni

27 de junho – Local: EM Valentim João da Rocha
EM Pedro Ivo Campos
EM Ruben Roberto Schmidlin
EM Valentim João da Rocha

Você não pode copiar o conteúdo desta página
Pular para o conteúdo