A Defesa Civil de Santa Catarina emitiu um alerta para a possibilidade de temporais e chuva intensa entre a tarde deste domingo (17) e a madrugada de segunda-feira (18), devido ao avanço de uma frente fria pelo estado.
Segundo o órgão, as instabilidades devem provocar chuva pontualmente intensa, acompanhada de raios, rajadas de vento e risco baixo a moderado para ocorrências como alagamentos e enxurradas pontuais. Também há possibilidade de destelhamentos, danos na rede elétrica e queda de galhos e árvores.
As primeiras áreas atingidas devem ser as regiões de divisa com o Paraná, incluindo o Extremo Oeste, Oeste, Meio-Oeste, Planalto Norte e Litoral Norte ainda durante a manhã. A previsão indica intensificação das instabilidades ao longo da tarde, avançando para outras regiões como Alto, Médio e Baixo Vale do Itajaí, Grande Florianópolis, além de áreas do Litoral Sul e Planalto Sul.
De acordo com a Defesa Civil, a partir da madrugada de segunda-feira (18), as áreas de instabilidade começam a se deslocar para o mar, reduzindo gradualmente a intensidade da chuva. Apesar disso, a previsão indica que a chuva fraca ainda deve persistir durante o decorrer do dia.
O órgão reforça a importância de acompanhar os alertas meteorológicos e seguir as orientações de segurança.
Recomendações da Defesa Civil:
- Durante os temporais, procure um local seguro e afastado de janelas e objetos que possam ser arremessados;
- Evite permanecer próximo de árvores, postes, muros e placas durante rajadas de vento;
- Em caso de alagamentos, não atravesse ruas inundadas;
- Nunca tente passar por pontes ou pontilhões submersos.
A Defesa Civil segue monitorando as condições climáticas em todo o estado.














