Com o elevado volume de chuvas registrado nesta semana e a previsão de continuidade nos próximos dias, a Prefeitura de Joinville acionou o Gabinete de Crise para aprimorar a tomada de decisões e coordenar as ações de forma eficaz.
Durante uma transmissão ao vivo, o Prefeito Adriano Silva abordou a possibilidade de enchentes em diversos bairros de Joinville.
O Gabinete de Crise foi estabelecido na Secretaria de Segurança. As equipes de segurança já estão em prontidão para atender à população.
Segundo informações da Defesa Civil, o volume de chuva permanece significativo, atingindo quase 200 mm nas últimas horas.
No período da tarde, às 3h, o pico da maré, o volume de chuva aumenta, elevando o risco de enchentes.
Os bairros mais impactados incluem Morro do Meio, Jativoca e Jardim Sofia.
O Prefeito mencionou a preparação dos canais de vazão do Rio do Braço, buscando manter a água dentro do leito do rio para prevenir alagamentos na região dos bairros Jardim Sofia, Morro do Meio e Jativoca.
Ver essa foto no Instagram
Uma publicação compartilhada por Aconteceu em Joinville (@aconteceuemjoinville)
Orientações em caso de chuva volumosa
– Evite contato com a água em áreas alagadas
– Não passe em pontes que estejam submersas
– Tenha cuidado com crianças próximas de rios, por causa da correnteza
– Fique atento ao risco de deslizamento, com a movimentação de terra em morro, rachaduras em paredes e muro e inclinação de postes e árvores
– Procure um lugar seguro para se abrigar longe de árvores, placas, postes ou outros objetos que possam ser arremessados com a força do vento
– Dentro de imóveis, fique longe de janelas e desligue aparelhos eletrônicos
– Cuidado com o aumento do volume e correnteza em rios e cachoeiras