Neste sábado (21/2), a Expoville recebe membros do Grupo de Resgate em Montanhas (GRM) de Joinville, que participam do primeiro treinamento de rastreamento humano, de 2026.
a
Das 8h às 16h, cerca de 10 integrantes da equipe de rastreamento humano do GRM estarão reunidos na capacitação. No período da manhã, os voluntários participam de aulas teóricas, nas salas do Centro de Convenções da Expoville.
a
Já durante a tarde, haverá atividades práticas em campo, onde serão aprimoradas técnicas e procedimentos que visam estimular as percepções e táticas da equipe.
a
“Nessa equipe utilizamos equipamentos básicos como régua para medir passadas deixadas no solo, GPS, cartas cartográficas e monóculo de visão noturna. O trabalho visa despertar a atenção dos rastreadores para vestígios como pegadas, há quanto tempo uma fogueira está apagada ou, até mesmo, saber observar uma teia de aranha que pode indicar se uma pessoa passou por ali. Ou seja, notar esses pequenos sinais que a natureza nos dá”, explica Eduardo Papp, diretor de treinamentos do GRM Joinville.
a
O treinamento de rastreamento humano é realizado geralmente a cada 45 dias, assim como ocorre com as demais equipes.
a
“A importância desse treinamento é sempre manter a equipe aprendendo, estudando e afinando as técnicas de rastreamento”, completa Papp.
a
Da sala de aula para a mata
a
Em relação ao local escolhido para a realização das atividades, o diretor de treinamentos destaca a infraestrutura da Expoville, que oferece os espaços adequados para as aulas teóricas e para os exercícios práticos.
a
“A equipe de rastreamento gosta de treinar na Expoville devido à localização e à parceria onde nos são disponibilizadas salas para as instruções teóricas e onde contamos com o pátio externo, além da área de mata onde fazemos as nossas práticas”, completa Papp.
a
Para o diretor da Expoville, Luciano Coradi, apoiar iniciativas como os treinamentos do GRM Joinville é uma forma de estreitar o relacionamento com a comunidade joinvilense e contribuir com questões essenciais, como a segurança.
a
“Somos o principal equipamento de eventos de Joinville e queremos que a comunidade tenha esse sentimento de pertencimento com a Expoville, frequentando os nossos espaços, aproveitando o nosso grande parque e usufruindo dos serviços disponibilizados pelos nossos parceiros. Além disso, colaborar com ações e entidades como o Grupo de Resgate em Montanhas, é uma forma de exercitarmos a nossa responsabilidade social com a cidade”, afirma Luciano Coradi.
a
O GRM Joinville
a
Criado em 2014, o Grupo de Resgate em Montanhas (GRM) reúne voluntários comprometidos com a segurança e o bem-estar da comunidade. O Grupo atua em parceria com órgãos de segurança como a Defesa Civil do Estado de Santa Catarina, Defesa Civil de Joinville, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, entre outros.
a
No ano de 2025, o GRM atuou em 12 acionamentos e em 5 ações humanitárias como resgates em áreas de mata fechada, enchentes e campanhas de combate à dengue, e realizou treinamentos para grupos de Forças de Segurança.












