sexta-feira,

30/01/2026

Joinville/SC

Com as mulheres em destaque, Fusão do Samba comemora os 50 anos do Joinville Esporte Clube na avenida

A Fusão do Samba chega à avenida homenageando duas tradições joinvilenses, o Carnaval e a torcida pelo Joinville Esporte Clube que, em 2026, completa 50 anos. E entre os destaques da escola criada em 2007 está a representatividade feminina: além de ter duas representantes na Corte do Carnaval, a Rainha e a 2ª Princesa, são duas mulheres que comandam a bateria.

“O nosso diferencial são as mulheres negras à frente da escola. A gente quer trazer esse empoderamento da mulher negra para que ela alcance seus objetivos, não apenas no Carnaval, mas em toda a vida. É preciso mostrar que elas têm lugar de poder, de voz”, ressalta Enelir Cardoso Machado, presidente da agremiação.

Anúncios

Além da comunidade presente em cada ensaio, a escola conta com um reforço extra para o desfile deste ano. Com o samba-enredo que homenageia o JEC, os torcedores do Tricolor também devem marcar presença. “Temos uma cidade que ama o JEC e há muitas pessoas animadas, que querem participar e vão estar com a gente”, conta a presidente.

Samba-enredo foi escolhido a partir de votação

Neste ano, a Fusão do Samba realizou um concurso de samba-enredo para definir a letra que vai embalar a escola pela avenida Beira Rio. “Foi uma ideia que deu muito certo. Nós tivemos dez pessoas inscritas, a competição foi acirrada e o melhor samba-enredo venceu”, fala Enelir.

O samba-enredo vencedor foi composto pelo intérprete da escola, Petoco, em parceria com amigos de Florianópolis. A letra relembra alguns dos momentos mais importantes da história do clube, desde a união entre Caxias e América até a conquista dos oito títulos estaduais.

Nomes que marcaram a histórica tricolor também estão presentes no samba-enredo, como Lima e Nardela. E além disso, a Fusão do Samba pretende homenagear também o torcedor tricolor, presente em todos os momentos do clube.

“Vamos contar um pouco dessa história na avenida, que não é apenas esse ano, mas a história anterior. E também vamos trazer para a avenida o torcedor, que está sempre junto, torcendo”, explica a presidente.

Desfile competitivo dobra a responsabilidade

Com o desfile competitivo marcado para 7 de fevereiro, a escola acelera os preparativos, com ensaios de bateria e passistas na Arena Joinville e fantasias produzidas parte em Florianópolis e parte em Joinville.

“Esse ano estamos com 80% das fantasias sendo produzidas em Florianópolis, pelo nosso carnavalesco, que já esteve em Joinville dando workshop. Nós gostamos de acompanhar e aprender para também fazer um pouco do que vai para a avenida”, conta a presidente.

Para ela, a responsabilidade é dobrada com a volta do desfile competitivo. “A gente sempre leva a sério, mas voltando à competição é ainda mais importante, a responsabilidade é em dobro. O público pode esperar muita alegria, diversão e animação porque a galera não vai permanecer parada enquanto a Fusão do Samba estiver na avenida”, ressalta.

Associação Recreativa Escola Fusão do Samba

Samba-enredo: “50 anos de Joinville Esporte Clube – meu tricolor na avenida!”
Ano de fundação: 2007
Cores: verde e branco
350 a 400 componentes
Duas alegorias
Nove alas

Anúncios
Anúncios
Você não pode copiar o conteúdo desta página