sexta-feira,

05/12/2025

Joinville/SC

Estudantes de Joinville conquistam tricampeonato na Olimpíada Brasileira de Foguetes

A Escola SESI de Referência – Unidade Moinho, de Joinville, conquistou o tricampeonato na Olimpíada Brasileira de Foguetes (OBAFOG), realizada na cidade de Barra do Piraí (RJ)

Três estudantes de Joinville conquistaram um resultado impressionante em um desafio de lançamento de foguetes educacionais, alcançando a marca de 341 metros.

 A equipe, formada por Júlio de Pieri Tonelli (15 anos), Bernardo Fischer May (14 anos) e Eliab Mattos (14 anos), todos do 9º ano da Escola SESI Joinville,, desenvolveu o projeto com o apoio da professora Francielly de Souza e do professor Dario Macagnan, dentro das atividades da Olimpíada Brasileira de Foguetes (OBAFOG).

Anúncios

O foguete foi construído com garrafas PET, ogiva impressa em 3D e aletas de estabilização em resina, demonstrando criatividade e domínio técnico. A propulsão foi feita com ar comprimido, entre 150 e 220 PSI, e água como massa de reação.

Ao ser lançado, o ar sob pressão expulsa a água pelo gargalo da garrafa, impulsionando o foguete.

O ângulo de lançamento, definido pelos próprios estudantes, foi ajustado para cerca de 45 graus, o que proporciona o melhor equilíbrio entre força vertical e horizontal — aplicando na prática a Terceira Lei de Newton, princípio usado na propulsão de foguetes reais.

Para Daniel de Aviz, Gerente de Operações da instituiçãoi, o resultado demonstra o impacto das metodologias ativas no desenvolvimento dos estudantes:

“Essas experiências estimulam não apenas as habilidades técnicas, mas também competências socioemocionais fundamentais, como trabalho em equipe, comunicação e capacidade de resolução de problemas — essenciais para a formação integral dos nossos alunos.”

A conquista é um exemplo de como projetos práticos de ciência e tecnologia estimulam o raciocínio lógico, o trabalho em equipe e a criatividade dos jovens, aproximando a educação do universo da inovação e da descoberta.

Anúncios
Anúncios
Você não pode copiar o conteúdo desta página