A cidade de Joinville será palco de mais uma edição do Encontro Catarinense de Escritores e Leitores, que chega à sua 13ª edição nos dias 31 de outubro e 1º de novembro de 2025, na Sociedade Harmonia Lyra.
O evento, realizado de forma presencial, reúne autores, leitores, professores e apaixonados por literatura em uma imersão no tema “Arte Literária – Essência dos Clássicos Brasileiros”.
As inscrições podem ser realizadas no site Sympla a partir de R$30.
Durante dois dias, o público poderá participar de palestras, painéis, lançamentos literários, apresentações artísticas e momentos de confraternização que celebram o poder da palavra e a força dos grandes nomes da literatura nacional.
A programação inicia na sexta-feira, 31 de outubro, às 18h, com o credenciamento e a retirada de materiais para os participantes.
Às 19h, acontece o cerimonial de abertura e o lançamento da Antologia 2025 – Arte Literária: Um Olhar sobre a Ópera da Sociedade Harmonia Lyra.
Na sequência, a escritora Luciana Rassier ministra a palestra de abertura com o tema “Relendo Salim Miguel: clássico e/ou contemporâneo?”.
No sábado, 1º de novembro, às 8h30 a programação segue com apresentação artística e, às 9h15, a palestra da professora e escritora Cleide Jussara Müller Pareja, que abordará “Vozes do infinito: a poética de Cecília Meirelles”.
Às 10h30, a renomada escritora e pesquisadora Gloria Kirinus apresenta a palestra “A imagem fertilizante em ‘Vidas Secas”.
No período da tarde, às 13h45, acontece o Painel “Encontro de saberes: raízes brasileiras em verso e prosa”, mediado por Alcides Buss e com a participação das palestrantes Luciana Rassier, Cleide Pareja e Gloria Kirinus.
Em seguida, a 2ª Feira Literária da AL, espaço dedicado à troca de experiências, exposição de obras e networking entre autores e leitores.
O XIII Encontro Catarinense de Escritores e Leitores é uma realização da Associação das Letras (AL), com o objetivo de promover o diálogo entre a tradição literária e a contemporaneidade, valorizando autores catarinenses e nacionais que ajudaram a moldar a identidade literária do Brasil.
Palestrantes:
Luciana Rassier é professora na Universidade Federal de Santa Catarina e desenvolve pesquisas sobre a obra de Salim Miguel.
Apresentou e publicou trabalhos no Brasil, Argentina, Canadá, Espanha, França e Portugal. Atuou na Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) durante o processo de doação e catalogação do acervo de Salim Miguel e Eglê Malheiros. Também é tradutora literária.
Alcides Buss iniciou sua trajetória literária no final dos anos 1960, integrando o movimento da poesia independente.
Em Joinville, criou o Varal Literário e o Movimento de Ação do Livro, projetos marcantes para a cultura local.
Radicado em Florianópolis desde 1980, conduziu oficinas na UFSC, formando novos escritores e estimulando o diálogo entre literatura e outras artes.
Reconhecido por suas contribuições culturais, Buss recebeu diversos prêmios.
No evento, mediará o painel “Encontro de Saberes: Raízes Brasileiras em Verso e Prosa”.
Gloria Kirinus possui pós-doutorado em Sociologia (Teorias do Imaginário) e doutorado em Letras.
Atua nas áreas de Letras e Educação, com ênfase em literatura brasileira, hispano-americana e leitura.
Seus principais temas de pesquisa incluem imaginário, transdisciplinaridade, poesia, leitura, expressão escrita, escola e infância, formação de professores e literatura infantojuvenil. É criadora da oficina “Lavra Palavra”, que promove o encantamento pela linguagem e o poder criativo das palavras.
Cleide Jussara Muller Pareja é mestre em Letras e doutora em Educação. Apaixonada por histórias e pela arte de recitar, declamou em público pela primeira vez aos três anos e nunca mais parou.
Atua nas áreas de leitura, formação de leitores, mediação cultural, literatura, contação de histórias, oratória e língua portuguesa.
Foi professora em diversos cursos e coordenadora do curso de Letras da Univali.
Entre 1979 e 1983, foi secretária municipal de Educação em Rio Negro (PR).
Serviço
XIII Encontro Catarinense de Escritores e Leitores Sociedade Harmonia-Lyra – Rua XV de Novembro, 485 – Centro, Joinville (SC)
31 de outubro e 1º de novembro de 2025 31/10 – 18h30 às 21h30 | 01/11 – 8h30 às 18h
Inscrições: https://www.sympla.com.br/evento/xiii-encontro-catarinense-de-escritorese-leitores/3072310
Evento presencial










