quarta-feira,

15/01/2025

Joinville/SC

Câmara de Vereadores de Joinville aprova afastamento do Vereador Mauricinho Soares

A Câmara de Vereadores de Joinville votou e por unanimidade e decidiu pelo afastamento de Mauricinho Soares, do cargo de Vereador.

O pedido foi encaminhado pela Comissão de Ética da casa e apreciado pelo Plenário. Eram necessários 13 votos para a aprovação e a votação final teve 17 favoráveis ao afastamento.

A alegação da proposição do Conselho de Ética é que o parlamentar continua preso e o pedido, é que ele fosse afastado do cargo até que os trabalhos da justiça sejam concluídos.

Embora preso, pela lei, ele seguiria no cargo e recebendo subsídio mensal. Com a decisão ele não receberá mais e fica impossibilitado de legislar, neste momento.

A Comissão se baseou no próprio Regimento Interno da Câmara, que no parágrafo 3º do artigo 6º, diz que “…será aplicada a suspensão pela indisponibilidade de comparecimento às sessões e deliberações”.

Quem assume é o suplente José Henkel, mais conhecido como Pelé, também do MDB. Segundo o Regimento Interno da casa “O suplente é convocado imediatamente e deverá tomar posse dentro do prazo de quinze dias, salvo motivo justo, aceito pela Câmara de Vereadores.

Como se trata de recesso parlamentar, ele poderá ser empossado no Gabinete da Presidência perante a Mesa Diretora.

Mauricinho foi preso duas vezes em menos de um mês. No dia 30/11 durante trabalhos da Polícia Civil, ele foi preso por ter uma arma sem registro em casa e liberado no mesmo dia após pagar fiança.

Em seguida, ele foi abordado e detido, na semana passada, quando entrava na câmara por suspeitas de envolvimento com irregularidades e corrupção no Detran de Joinville.

A investigação é da Polícia Civil acerca da operação Profusão. Por conta disso, uma Comissão Processante também foi instaurada para saber se ele segue no cargo de vereador.

Você não pode copiar o conteúdo desta página
Pular para o conteúdo