sexta-feira,

26/09/2025

Joinville/SC

Simpósio debate Xenotransplantes em Joinville, nesta sexta-feira

Simpósio debate Xenotransplantes em Joinville, nesta sexta-feira

A Fundação Pró-Rim, com matriz em Joinville (SC), realiza em setembro o Simpró – Simpósio Multidisciplinar, com o tema “Transplante de Órgãos”.

Uma das principais atrações será a palestra sobre xenotransplantes, com o CEO da XenoBrasil – Biotecnologia Avançada, Tadeu Thomé.

O Simpró é um evento que traz aspetos atuais sobre o transplante de órgãos, debatendo pesquisas inovadoras e com um olhar para o futuro.

O simpósio é alusivo ao Setembro Verde, mês de conscientização e sensibilização sobre a doação de órgãos.

O evento será no dia 26 de setembro, das 8h às 18h, no Bourbon Convention Hotel Joinville.

O Simpósio Multidisciplinar reunirá profissionais de referência nacional para um dia de palestras, debates e estudos de caso.

É uma oportunidade única de aprofundar o conhecimento técnico e entender os desafios reais de um transplante, da captação ao pós-operatório, por diferentes especialidades da saúde.

Promovido pela Fundação Pró-Rim, com 37 anos de história e mais de 2.000 transplantes renais realizados, o SIMPRÓ chega para fortalecer o diálogo, a formação profissional e a conscientização sobre a doação de órgãos no Brasil.

Para estudantes e profissionais da saúde, o SIMPRÓ ainda oferece: certificado de participação, 9 horas complementares, networking, condições promocionais no primeiro lote E destaque na carreira para o futuro profissional.

Garanta já a sua vaga em: (prorim.org.br/simpro).

Xenotransplante

Em 2023, quase 60 mil pessoas aguardavam por um transplante de órgão e tecido no Brasil, segundo a ABTO.

Infelizmente, 3 mil pessoas não resistiram à espera e morreram por falta de doadores compatíveis.

Esta situação tem preocupado entidades ligadas ao transplante, e que buscam alternativas para reduzir o tempo de espera e os índices de mortalidade.

Além das campanhas de conscientização para a doação de órgãos, uma modalidade nova vem ganhando destaque: o xenotransplante — transplantes de órgãos entre espécies diferentes.

É aqui que entram os transplantes de órgãos de porcos, por exemplo, ou proveniente de outro animal, e transplantado em um ser humano.

No Brasil, a entidade que está à frente das pesquisas com xenotransplantes é a XenoBrasil – Biotecnologia Avançada ligada à Universidade de São Paulo (USP).

O primeiro laboratório dedicado à esta atividade no Brasil está em funcionamento há mais de um ano e conta com um biotério com capacidade para criação de 10 a 15 porcos, animais utilizados para as pesquisas por possuírem semelhanças biológicas com os seres humanos, como órgãos, genética, função corporal e sistema imunológico.

Para entender mais sobre esta promissora área, o Simpósio Multidisciplinar de Transplantes da Fundação Pró-Rim trará no dia 26 de setembro Tadeu Thomé, CEO da XenoBrasil, para falar sobre os avanços da pesquisa no país.

Quem é Tadeu Thomé

Bacharel e licenciado em Enfermagem, com ampla experiência em transplantes de órgãos e tecidos, e gestão de serviços de saúde de alta complexidade.

Formado pela PUC-SP, Tadeu coordenou o Centro de Transplantes do Hospital Unimed Sorocaba, do Hospital Israelita Albert Einstein e do Hospital Sírio-Libanês.

Com MBA em Gestão em Saúde, recebeu prêmios e contribuiu para projetos nacionais e internacionais.

Tadeu apoia como diretor e conselheiro de organizações não governamentais relacionadas ao Transplante.

Atualmente, é membro do Departamento de Coordenação em Transplantes da ABTO, CEO da XenoBrasil, Mestre em Ciências da Saúde e pesquisador do Grupo de Estudos em Doação e Transplantes da UNIFESP (GEDOTT).

Serviço

Simpósio Multidisciplinar de Transplantes

Data: 26/09/2025

Local: Bourbon Convention Hotel Joinville

Horário: 08h às 18h

Endereço: R. Visconde. de Taunay, 275 – Centro, Joinville.

Você não pode copiar o conteúdo desta página