A Comissão de Saúde da Câmara de Vereadores de Joinville aprovou nesta quarta-feira (10/09) um requerimento do presidente da comissão, Vereador Pastor Ascendino Batista (PSD), para a realização de uma Audiência Pública.
O objetivo do encontro é ouvir a comunidade, especialmente famílias que relatam situações de negligência em partos, e, com base nos depoimentos, fiscalizar os serviços prestados e cobrar melhorias para garantir segurança e qualidade no atendimento.
Segundo Pastor Ascendino Batista, o tema exige atenção. “É de conhecimento de todos o empenho e o serviço que a maternidade tem prestado à nossa cidade. No entanto, também é de conhecimento de todos que casos como esse, infelizmente, já vieram à tona em outros momentos. Precisamos ouvir a população e agir para que situações assim não se repitam”, afirmou.
A Audiência Pública será realizada no dia 29 de setembro, às 19h30, no Plenário da Câmara de Vereadores de Joinville.
NAIPE terá inauguração prevista para dezembro
Ainda na Comissão de Saúde, a Secretaria de Saúde apresentou o cronograma de abertura do NAIPE – Núcleo de Atenção Integral Psicossocial Especializado, com previsão de início das atividades até a primeira quinzena de dezembro.
Cronograma de Abertura do NAIPE:
-
1ª quinzena de outubro – Entrega dos equipamentos
-
2ª quinzena de outubro a 1ª quinzena de novembro – Instalação dos equipamentos internos e externos
-
2ª quinzena de novembro – Mudança da unidade
-
Até a 1ª quinzena de dezembro – Abertura oficial
Para acompanhar o andamento, a Comissão de Saúde realizará uma diligência no NAIPE no dia 10 de novembro, às 9h30, para certificar que o cronograma está sendo cumprido.
“O NAIPE é uma conquista importante para Joinville e a fiscalização é necessária para que a população possa contar com este serviço já em dezembro. Não podemos mais tolerar atrasos”, destacou o vereador Pastor Ascendino Batista.