Com 96,93% das obras concluídas, a nova sede do Núcleo de Atenção Integral à Pessoa com Deficiência Intelectual e Transtorno do Espectro do Autismo (NAIPE DI/TEA) deve ser entregue em dezembro deste ano.
O cronograma de finalização foi apresentado nesta quarta-feira (10) durante a 15ª Reunião Ordinária da Comissão de Saúde, Previdência e Assistência Social, realizada no Plenarinho da Câmara de Vereadores de Joinville.
A apresentação foi conduzida por Ana Caroline Giacomini, gerente de Serviços Especiais e Saúde Mental, e Nathalia de Souza Zattar, gerente de Obras e Manutenção da Secretaria da Saúde.
Segundo o planejamento, os equipamentos de playground, academia e acessibilidade serão entregues em outubro.
Já a instalação de itens internos e externos será concluída em novembro, quando também está prevista a mudança para o novo espaço.
As atividades devem iniciar ainda em dezembro.
“O Naipe DI/TEA é referência em nosso município e enfrenta um desafio crescente na demanda por atendimento. Com a nova unidade, teremos uma estrutura mais ampla e adequada, o que deve melhorar o acesso e a qualidade dos serviços oferecidos à comunidade”, destacou Giacomini.
A nova sede está sendo construída na Avenida Hermann August Lepper, no bairro Saguaçu.
A obra, executada pela empresa LL Construções LTDA, tem investimento de R$ 7,1 milhões.
O espaço contará com 23 consultórios para diversas especialidades, incluindo odontologia, fisioterapia, fonoaudiologia, terapia ocupacional, psicologia, assistência social, nutrição e enfermagem.
Também haverá salas voltadas para integração sensorial, psicomotricidade, atividades de vida diária, além de ambientes para oficinas, reuniões e áreas de espera com copa exclusiva para familiares.
Na área externa, foram projetados espaços voltados ao lazer e à saúde, como pista de caminhada, ciclofaixa, quadra poliesportiva, playground acessível, academia ao ar livre, fonte interativa, horta e jardim sensorial.
Criado há mais de 20 anos e mantido pela Prefeitura, por meio da Secretaria da Saúde, o NAIPE DI/TEA é referência no atendimento a crianças com deficiência intelectual e autismo.
Atualmente, o núcleo realiza mais de 2 mil atendimentos por mês, contando com uma equipe multiprofissional formada por médicos, fisioterapeutas, fonoaudiólogos, psicólogos, terapeutas ocupacionais, assistentes sociais e nutricionistas.
O atendimento é feito em integração com a Atenção Primária, através das Unidades Básicas de Saúde da Família (UBSFs).
Em casos de suspeita de deficiência intelectual ou TEA, a primeira consulta é realizada na UBSF, e, se necessário, o paciente é encaminhado ao NAIPE para avaliação e diagnóstico especializados.