O vereador Wilian Tonezi (PL) protocolou nesta terça-feira (09) uma denúncia formal contra a vereadora Liliane da Frada (Pode), em razão de declarações feitas por ela durante sessão na Câmara de Vereadores de Joinville.
Em seu discurso, Liliane comparou caçadores a assassinos e afirmou que a prática da caça seria motivada pelo prazer em matar, mesmo quando é justificada como “controle populacional”.
“Existem vários casos de assassinos que começaram matando animais. Por isso, sou totalmente contra a prática da caça, considero caçadores uma praga que deveria ser extinta. Recentemente, houve casos de caçadores mortos e, sinceramente, eu comemorei, agradeci a Deus.
O pronunciamento foi feito após polêmica surgida durante reunião da Comissão de Educação, que discutia o projeto de lei para instituir o “Dia do CAC” em Joinville, de autoria do vereador Cleiton Profeta (PL).
A vereadora também mencionou que suas falas foram distorcidas por Cleiton Profeta, que teria divulgado um vídeo sugerindo que ela se referiu aos CACs de forma pejorativa.
Em resposta, o vereador publicou:
“Caçadores não são bandidos, muito menos assassinos. Defendo os CACs porque defendo a liberdade e o direito à legítima defesa”.
A vereadora chegou a publicar uma nota em suas redes reforçando seu posicionamento, mas a postagem foi apagada posteriormente.
Ver essa foto no Instagram
Uma publicação compartilhada por Aconteceu em Joinville (@aconteceuemjoinville)
Entidades repudiam fala de vereadora que chamou caçadores de “bandidos”
A Feccasc (Federação de Clubes de Tiro e Comércio de Armas de SC) e a Associação Caça Brasil divulgaram nota de repúdio contra a vereadora Liliane da Frada, que se referiu a caçadores como “bandidos” durante sessão na Câmara de Joinville.
As entidades classificaram a fala como “ofensa grave e injusta” e acusaram a parlamentar de desconhecer a legislação e o trabalho realizado em prol da sociedade e do meio ambiente.