Nesta quinta-feira, 22 de maio, a Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Semae) realiza o Seminário Catarinense para o Combate ao Lixo no Mar, com o objetivo de discutir soluções e políticas públicas voltadas para a preservação dos oceanos.
O evento reúne especialistas, representantes do setor público e privado, além da sociedade civil, em uma programação que inclui palestras, painéis técnicos, apresentação de cases de sucesso e atividades em grupo voltadas para a criação da Rede Oceano Limpo SC.
O ponto alto será a assinatura do Pacto de Santa Catarina por um Oceano Limpo, em parceria com a Cátedra Unesco para a Sustentabilidade do Oceano.
A iniciativa ganha ainda mais relevância diante dos números alarmantes: o Brasil é o 8º maior poluidor de oceanos por plástico no mundo e o líder na América Latina, lançando anualmente cerca de 1,3 milhão de toneladas de resíduos plásticos no mar — o equivalente a 1,3 milhão de carros compactos.
Além de comprometer a biodiversidade marinha, essa poluição ameaça setores importantes da economia catarinense, como a pesca e o turismo, além de representar riscos à saúde humana, com a presença de microplásticos já detectada em peixes consumidos pela população.
Data: 22 de maio de 2025
Local: Sala de Cinema Gilberto Gerlach – Centro Integrado de Cultura (CIC)
Av. Gov. Irineu Bornhausen, 5600 – Agronômica, Florianópolis – SC