Cerca de 100 kg de peixe de diversos tamanhos, além de sacos com 20 kg de camarão, foram descartados às margens da Rua Rafael Borguezan, no bairro Comasa, em Joinville.
O caso ocorreu na madrugada de terça-feira (21), por volta de 1h30, quando uma câmera de monitoramento de uma residência flagrou o momento em que um Fiat Fiorino passou pelo local, aparentemente deixando o material.
De acordo com a denúncia de moradores, o cheiro forte e insuportável proveniente do descarte irregular chamou a atenção.
Parte do material foi levado pela correnteza, agravando o impacto ambiental.
Carlos Souza, um morador do bairro, registrou a ocorrência e alertou para o crime ambiental.
Segundo ele, além do descarte de produtos como peixes e camarões, o local já foi encontrado com animais mortos, móveis, entulhos e outros objetos, evidenciando a utilização das margens do mangue como área de despejo inadequado.
De acordo com o morador, uma das embalagens de camarão encontrada tinha validade até novembro de 2023, reforçando a situação de descarte indevido de mercadorias.
Nota da Prefeitura
A Secretaria de Meio Ambiente de Joinville informou que, até o momento, não havia recebido solicitações para averiguação do caso no dia 21 de janeiro.
A orientação para a população é que, ao identificar situações semelhantes, a denúncia seja formalizada por meio da Ouvidoria, para que um fiscal possa ser acionado e realizar a inspeção no local.
Quanto mais rápido o registro e com detalhes precisos, como endereço e ponto de referência, melhor, pois o material pode se dissolver rapidamente devido à maré, dificultando a investigação.
Ver essa foto no Instagram
Uma publicação compartilhada por Aconteceu em Joinville (@aconteceuemjoinville)