No último fim de semana, 14 e 15 de dezembro, a Escola do Teatro Bolshoi no Brasil celebrou a formatura de 20 talentosos bailarinos, marcando o início de suas carreiras profissionais na dança.
Em um anúncio oficial realizado nesta segunda-feira, 16 de dezembro, a instituição revelou a contratação de 13 graduados de 2024 para integrar a Cia. Jovem Bolshoi Brasil na temporada de espetáculos em 2025.
A efetivação dos novos contratados está programada para o dia 20 de janeiro de 2025, quando se tornarão funcionários legais do Instituto Escola do Teatro Bolshoi no Brasil.
O contrato segue rigorosamente as leis trabalhistas em vigor e as normas estabelecidas pelo sindicato dos artistas de Santa Catarina.
Bailarinos contratados:
André Luis Victorino dos Santos – São Paulo/SP
Cassia Helena Alves dos Santos – Pedro Leopoldo/MG
Davi Renan Teófilo de Almeida e Silva – Recife/PE
Giulia Porto Alcantara da Silva – Rio de Janeiro/RJ
Jullia Germano Gomes – Mariana/MG
Kauã Vinícius Ferreira – Japeri/RJ
Maria Eduarda Oliveira Cabral – Governador Valadares/MG
Matheus Morais da Costa – Guarujá/SP
Mayara Yule dos Santos – Campo Grande/MS
Rafaela Mesanelli Maurman Santos – São Paulo/SP
Rian Martin da Silva Ribeiro – Campo Grande/MS
Ricardo Alexandre da Silva Rocha – Cabo Frio/RJ
Yasmin Giovanini Monteiro Paes – Londrina/PR
Os novos contratados
Davi Teófilo começou a dançar aos 9 anos, em Recife, no bairro Janga Paulista, de onde vem sua família. Sua paixão pela dança surgiu influenciada pelo irmão, Marcos, que se formou na Escola Bolshoi e atualmente trabalha como bailarino no Recife.
Davi costumava acompanhar Marcos nas aulas de ballet, assistindo encantado à rotina do irmão. A professora, conhecendo o histórico de talento da família, incentivou Davi a entrar para as aulas e dar seus primeiros passos na dança.
Em 2020, Davi iniciou sua jornada na Escola Bolshoi, onde recebeu uma bolsa de estudos integral.
Ele passou a morar com o irmão Marcos em Joinville e, para complementar as despesas, como aluguel, Davi trabalhava como atendente em um café.
“Estou muito feliz com essa conquista. Estou realizado. Só posso agradecer pela oportunidade”, comenta Davi.
Jullia Germano, de 19 anos, descobriu sua paixão pelo ballet aos 4 anos de idade e, desde então, a dança passou a ser parte essencial de sua vida.
Aos 10 anos, ela começou a sonhar em se tornar uma bailarina profissional, um desejo que só se intensificou com o passar dos anos. Sua trajetória na Escola Bolshoi começou de maneira inesperada, após acompanhar uma amiga em uma audição durante um festival em Belo Horizonte.
Na ocasião, Jullia foi incentivada a participar da pré-seleção e foi aprovada.
Hoje, ao celebrar sua contratação para a Cia. Jovem Bolshoi Brasil, Jullia se emociona: “Foi uma surpresa enorme. Estou em choque, mas muito feliz e aliviada em perceber que a Escola acreditou em mim para ser oficialmente uma bailarina da Cia. Bolshoi”.
Cia. Jovem
Criada em 2008, a Cia. Jovem da Escola Bolshoi tem como objetivo oferecer oportunidades de emprego aos talentos formados pela instituição.
Além de atuarem como formadores de plateia, os artistas incentivam novos talentos. Os integrantes recém-contratados enfrentarão o desafio de iniciar suas carreiras profissionais, transformando a dinâmica de aprendizado em experiência de trabalho.
Ao explorarem novos repertórios, participarem de aulas avançadas e trabalharem com diversos coreógrafos, contribuirão para a projeção do nome da Escola Bolshoi em apresentações pelo Brasil e exterior.
No ano de 2025, a Cia. Jovem será composta por 20 bailarinos formados pela Escola Bolshoi sob a orientação da professora Maria Antonieta Spadari.