A Associação Brasileira de Resíduos e Meio Ambiente (Abrema) divulgou em dezembro o Índice de Sustentabilidade da Limpeza Urbana 2024 (ISLU).
Joinville conquistou a quarta posição no ranking entre os municípios com população acima de 250 mil habitantes.
O ISLU é uma ferramenta estatística que tem como principal objetivo mensurar o grau de aderência dos municípios brasileiros às diretrizes e metas da Lei Federal n° 12.305/10 – Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), que sinaliza para o mundo que o Brasil, a exemplo de outras nações, está empenhado em buscar soluções para a gestão adequada da limpeza urbana e manejo de resíduos sólidos.
“A conquista é reflexo dos investimentos na gestão eficiente dos serviços de limpeza urbana e na contribuição da população com a separação e destinação correta dos resíduos reciclados”, comenta Ugino Nolli Júnior, diretor Financeiro da Ambiental.
A faixa de pontuação dos municípios no ISLU é resultado de análise estatística das informações por eles fornecidas ao Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento (SNIS).
Para classificação das cidades foi considerada a soma de quatro indicadores representando as seguinte dimensões: Engajamento do município, Sustentabilidade financeira, Recuperação de recursos coletados e Impacto ambiental, dados esses disponibilizados no site do SNIS.
Em sua 9ª edição o ISLU contou com a participação de 5.036 municípios elegíveis pelo estudo.
Sobre a Ambiental
A Ambiental está presente em mais de 100 municípios catarinenses, onde atende mais de 2,4
milhões de pessoas, conta com mais de 3.900 colaboradores e recolhe mais de 582 mil
toneladas de resíduos por ano, de forma ambientalmente correta.
A empresa atua no setor de Limpeza Urbana desde 1999 e no setor de Saneamento desde 2003, com a oferta de coleta de resíduos, serviços gerais de limpeza, implantação e operação de aterros sanitários, operação e
manutenção do sistema de abastecimento de água e de esgotamento sanitário. Saiba mais em
www.ambiental.sc ou nas redes sociais @ambientalcomvoce