Jaraguá do Sul se prepara para receber o 4º Summit Nacional de Robótica, que será realizado nos dias 15, 16 e 17 de novembro, na Avenida Marechal Deodoro da Fonseca, 520 – Centro.
Organizado pela equipe de robótica Wickedbotz, o evento é hoje o maior encontro de robótica de Santa Catarina, sendo um espaço de interação e inovação que atrai estudantes, profissionais e entusiastas da tecnologia.
Com expectativa de reunir 600 visitantes, o Summit traz uma programação intensa, incluindo desafios de robôs autônomos e emocionantes batalhas de robôs, além de uma experiência única de imersão total, onde as equipes competidoras ficarão acampadas no local e terão 48 horas ininterruptas para desenvolver e testar seus projetos.
Haverá duas arenas de combate, incluindo uma arena com proteção de policarbonato balístico, onde robôs de até 5,44 kg irão competir em combates de alta intensidade.
Para o professor Manfred Heil Junior, coordenador do evento, o Summit é mais do que uma competição: “É uma oportunidade para que a indústria conheça de perto talentos com potencial de transformar o cenário tecnológico nacional e internacional.
A Wickedbotz está trazendo cérebros de várias partes do mundo para um dos principais polos industriais do país.”
Com o objetivo de incentivar a “educação maker”, o Summit promove o aprendizado prático e criativo, onde os participantes podem transformar conceitos teóricos em soluções reais.
O evento também é uma vitrine para a inovação e o empreendedorismo, contribuindo para o crescimento das competências dos estudantes em áreas como engenharia de software, elétrica e mecânica.
Além de contar com o apoio da Fapesc e empresas da região como WEG e Becomex, o Summit oferece alojamento para 200 inscritos e é uma oportunidade para networking com alguns dos principais talentos e líderes da robótica.
As atividades serão abertas ao público nos dias 16 e 17, das 8h às 22h, com entrada gratuita.