Um duelo de titãs.
Essa é a expectativa para o jogo deste sábado, feriado de 7 de setembro, no estádio Centreventos Cau Hansen, em Joinville, entre Magnus Futsal e JEC/Krona Futsal.
Os times são velhos adversários em jogos eliminatórios.
Mas se a briga pela liderança vai ser dura nesta final da primeira fase da Liga Nacional, pois ambos têm 52 pontos, o clima no intervalo promete ser dos melhores.
A ideia é juntar o futsal tão amado pelos brasileiros, com o melhor amigo do homem, o cachorro, e transformar em uma oportunidade para fazer o bem.
Em parceria com a prefeitura de Joinville, o time Magnus Futsal irá doar 1 tonelada de ração ao Abrigo Animal de Joinville, por meio do Programa Ração Solidária, do Instituto Adimax.
O programa se baseia em beneficiar ONGs e protetores independentes que cuidam de cães e gatos em situação de vulnerabilidade.
O Magnus Futsal irá doar 800 quilos de ração para cães e 200 para gatos, sendo que a prefeitura municipal de Joinville também doará mais 1 tonelada.
Essa parceria tem o intuito de ajudar cães e gatos de várias partes do país. Além da cidade natal do time, Sorocaba, seis outros municípios em que a equipe esteve nessa temporada de 2024 receberam doação.
Ao todo, seis toneladas já foram doadas, sendo Joinville a sétima cidade a ser beneficiada.
“É a maneira que encontramos de ajudar animais nessa situação, e ainda sensibilizar pessoas e gestores públicos para que as prefeituras também se comprometam com a causa animal”, diz o coordenador de Responsabilidade Social do Instituto, André Sano.
Atualmente o Abrigo Animal de Joinville, fundado há 23 anos, conta com 302 cães e 47 gatos. Segundo a coordenadora Osnilda Bachtold, quase um terço desses animais são de cães idosos que precisam de cuidados especiais, elevando os gastos do local.
“Essa doação com certeza vai nos ajudar muito pois temos muitas despesas em clínicas. Agora que não precisaremos comprar ração por enquanto, poderemos pagar nossas dívidas” diz.
Mas o jogo promete muito mais para além da disputa e do olhar para os animais abrigados.
Com o testemunho de tantos torcedores que já esgotaram os ingressos, um cão-guia será oficialmente entregue durante a partida a uma pessoa com deficiência visual e moradora de Joinville.
Thanos, um labrador treinado pelo Instituto Adimax vai ser o novo cão-guia da assistente administrativa Suely Cristina Muller, a Cris.
Durante 9 anos Cris teve a assistência do cão-guia Kant, um fiel escudeiro, que se aposentou, mas continuará sob os cuidados da tutora como pet. Thanos vai assumir esse posto, após passar por um intenso treinamento.
Com certeza, para esses três, o jogo está ganho:
“Eu sempre tive muito receio de andar de bengala, e essa autonomia que o cão dá para a gente não tem como explicar. Eu já comecei meu processo de adaptação com Thanos, que é um cão maravilhoso, muito delicado. Nós três estamos nos dando muito bem”.
A partida está marcada para às 19h deste sábado, com uma promessa de emoções intensas independentemente do resultado.