segunda-feira,

23/12/2024

Joinville/SC

Fundo Social da Sicredi Norte SC contempla 169 projetos sociais

Em 2024, o Fundo Social da Sicredi Norte SC está trazendo esperança e desenvolvimento social para nossa região, apoiando 169 projetos e entidades.

Este ano, a cooperativa está investindo R$ 1 milhão em iniciativas sociais.

O Fundo Social é muito mais do que um programa de recursos financeiros; é um abraço solidário que impulsiona e apoia iniciativas que promovem o desenvolvimento regional.

A Sicredi está presente em ações que valorizam a educação, cultura, esporte, saúde e meio ambiente.

Esse apoio faz parte do compromisso da cooperativa com o desenvolvimento local e a melhoria da qualidade de vida das pessoas.

Segundo o presidente da Sicredi Norte SC, Nilton Floriano, os recursos do Fundo Social são o reconhecimento dos associados para o compromisso social, que é o 7º princípio do cooperativismo, o interesse pela comunidade. 

“Apoiar as entidades e os projetos sociais é uma decisão coletiva, tomada pelos nossos associados durante a assembleia, onde votam para a destinação dos resultados da cooperativa. Dessa forma, estamos contribuindo para o bem-estar das pessoas”, afirma Floriano.

 

Nesta edição, a Sicredi Norte SC trouxe uma novidade para o edital: um direcionador que estimula o empreendedorismo, a inovação e a sustentabilidade.

 “Nós incentivamos as entidades a buscarem formas de geração de renda e recursos para que possam crescer e alcançar sua saúde financeira. Além de contribuir com recursos, também somos parceiros na gestão, oferecendo suporte através das nossas agências”, completa o presidente.

Mais do que dar o peixe, ensinar a pescar

 

Em um cantinho acolhedor do Bairro Jardim Iririú, a Paróquia São João Batista está prestes a realizar um sonho que promete transformar vidas.

Com um investimento de R$ 10 mil, a Paróquia vai adquirir equipamentos para montar uma padaria artesanal, um projeto que nasceu do desejo de ajudar as famílias mais necessitadas da comunidade.

Imagine a cena: um grupo de pessoas, unidas pela fé e pela esperança, trabalhando juntas para construir algo que vai além do pão.

Cada fornada representa uma nova oportunidade, uma chance de recomeço para aqueles que mais precisam.

As famílias cadastradas na pastoral social serão as primeiras a sentir o impacto positivo dessa iniciativa, encontrando na padaria uma fonte de renda digna e sustentável.

Mas a transformação não para por aí. A paróquia também vai promover capacitações, incentivando o espírito empreendedor e a inclusão produtiva. Cada curso, cada aula, será um passo rumo à formalização e à geração de emprego e renda, especialmente para aqueles que enfrentam a vulnerabilidade social.

O projeto da Padaria Artesanal da Paróquia São João Batista e o Sicredi têm objetivos comuns: o desenvolvimento das pessoas e de suas competências, “mais do que dar o peixe, ensinar a pescar”.

“Com este projeto, as pessoas podem alcançar seus sonhos e necessidades, o que contribui para a construção de sua dignidade. Elas desenvolvem novas habilidades, e é por isso que este projeto é tão importante: ele oferece dignidade por meio da qualificação,” afirma o Pároco Anderson Pitz.

 

Aliado a parte técnica da panificação, os participantes terão acesso às noções de higiene, administração, empreendedorismo e, o Sicredi contribuirá também com a formação deles aplicando oficinas de educação financeira.   

É hora de fazer acontecer!

 

Ao longo da execução dos projetos, a cooperativa estará ao lado das entidades, valorizando e divulgando as boas práticas.

A Sicredi Norte SC acredita que as instituições participantes do Fundo Social são verdadeiras protagonistas, atuando ativamente para o desenvolvimento da região.

“Nós, do Sicredi, queremos ser mais do que parceiros; queremos fazer parte dessa jornada, construindo juntos um futuro melhor. Estamos sempre disponíveis para conversar, ouvir propostas e colaborar na evolução do Fundo Social e outras iniciativas que contribuam para o crescimento da nossa comunidade”, reforça a gerente de Desenvolvimento do Cooperativismo, Cassiani Pinheiro.

Lembrando, que as entidades que participam do Fundo Social têm até o dia 31 de dezembro de 2024 para executar os projetos.

O regulamento prevê ainda a prestação de contas por parte das entidades até a mesma data.

A partir dessas informações, a Sicredi Norte SC presta conta para os associados de como foram investidos os recursos.

“Com responsabilidade e transparência podemos alcançar novos patamares, unindo esforços para atender às necessidades e aproveitar os talentos, formando redes e criando oportunidades juntos”, finaliza Cassiani Pinheiro.

 

Você não pode copiar o conteúdo desta página
Pular para o conteúdo