O número de casos de dengue em Santa Catarina aumentou significativamente em 2024, totalizando 17.696 casos prováveis em 177 municípios do estado. Esse aumento representa um salto de 650% em relação ao ano anterior, 2023.
Na manhã desta quinta-feira, 22 de fevereiro, a governadora do Estado em exercício, Marilisa Boehm, a Secretária de Estado da Saúde, Carmen Zanotto, e o Diretor da Vigilância Epidemiológica de Santa Catarina, João Augusto Brancher Fuck, assinaram o Decreto Emergencial Epidemiológico devido à infestação do mosquito Aedes aegypti em Santa Catarina.

A cerimônia aconteceu na sede da Defesa Civil, em Joinville, uma das cidades mais afetadas pela doença, que até o momento registra o maior número de óbitos por dengue no estado.
29 mil doses da vacina contra a doença chega ao estado
A chegada das primeiras 15 mil doses da vacina contra a dengue ocorreu na noite de quarta-feira, 21 de fevereiro, seguidas por outras 14.100 doses nas horas subsequentes, totalizando 29.100 doses na primeira etapa.
Devido à quantidade limitada de imunizantes disponíveis neste primeiro momento, conforme orientação do Ministério da Saúde, as vacinas serão utilizadas para aplicação da primeira dose em crianças de 10 e 11 anos de 13 municípios da região Norte.
A Secretaria de Estado da Saúde (SES), por meio da Diretoria de Vigilância Epidemiológica (DIVE), fará a distribuição das vacinas aos municípios contemplados já nesta quinta-feira, 22 de fevereiro.













