Nesta quarta-feira (10), a Secretaria de Educação de Joinville realizou a 7ª edição do Seminário da Educação Especial.
O evento ocorreu durante todo o dia, no Centro de Convenções da Univille, voltado aos professores da Rede Municipal de Ensino de Joinville e profissionais da área.
A 7ª edição do seminário teve como tema “Altas habilidades ou superdotação” e contou com palestrantes renomados na área.
Segundo o secretário de Educação, Diego Calegari, o evento é importante para capacitar os profissionais para o atendimento dos alunos na Rede Municipal de Ensino.
“O seminário é especial porque trata de um tema desafiador, que é como a gente dá condições de ensino e aprendizagem para alunos público-alvo da educação especial. É uma série de práticas, metodologias e teorias que a gente vem trazer para qualificar nossos profissionais que atuam diretamente com esse público”, explica.
A abertura do evento ocorreu durante a manhã com a palestra “Dai ao cérebro o alimento que ele precisa”, com o professor doutor José Raimundo Facion.
O palestrante é psicólogo infantil e um dos maiores pesquisadores contemporâneos do autismo, com mais de quatro décadas de experiência na área.
Durante a tarde, a palestrante foi a professora mestre Janice Marcon, com o tema “Suplementação e enriquecimento curricular”.
A especialista é neuropsicopedagoga e membro do Conselho Brasileiro para Superdotação.
Para fechar a programação, o professor doutor José Raimundo Facion voltou ao palco para apresentar uma segunda palestra, intitulada “Altas habilidades ou superdotação x Asperger x dupla excepcionalidade”.
Polo atende crianças com indicadores de altas habilidades ou superdotação
Atualmente, a Secretaria de Educação possui uma unidade exclusiva para atendimento de alunos da Rede Municipal de Ensino de Joinville com indicadores de altas habilidades ou superdotação.
O Polo Ativamente foi inaugurado em abril deste ano com atividades no contraturno escolar.
O objetivo do polo é oferecer um espaço adequado para que os alunos com indicadores de altas habilidades e superdotação possam ampliar os conhecimentos, interagir com pares e explorar o potencial.
Os estudantes são identificados pelas unidades escolares ou familiares e encaminhados ao novo espaço.
No local, são recebidos e atendidos por uma equipe preparada para trabalhar com os alunos, que são organizados em agrupamentos, participando de oficinas temáticas que envolvem áreas como lógica, linguagem, criatividade, expressão artística, tecnologia e outras habilidades específicas.
A unidade tem capacidade para atender até 160 alunos do 1º ao 9º ano do Ensino Fundamental.
O polo está localizado na rua Júlia Teixeira Delmonego, 120, no bairro João Costa, na zona Sul de Joinville.