sábado,

20/07/2024

Joinville/SC

Eleições 2024: Confira os pré-candidatos à prefeitura de Joinville

As eleições municipais estão marcadas para 6 de outubro de 2024. As candidaturas devem ser registradas até o início de agosto junto ao Tribunal Regional Eleitoral (TRE).

O processo inclui a disputa interna nos partidos para definir quem serão os pré-candidatos.

Os prováveis nomes dos pré-candidatos à prefeitura municipal de Joinville são: 

Adriano Silva (Novo) –  vai concorrer à reeleição. Na eleição de 2020 Adriano foi eleito com 145.269 votos.
aaa
Único prefeito eleito pelo partido Novo no País,  Adriano é um dos administradores municipais em maior evidência em Santa Catarina e no Brasil
aaa
Anelísio Machado  (Progressistas)  – natural de Vidal ramos foi candidato a prefeito em 2020 conquistando 8.085 votos. 
aaa
Em 2022 tentou vaga como deputado Estadual de Santa Catarina.
aaa
Anelísio é formado em pedagogia e pós-graduado em gestão de pessoas.
O anúncio da candidatura de Anelísio ocorreu no dia 14 de junho na Sociedade Alvorada, com a presença do Senador Esperidião Amim.  O partido não definiu o vice.
aaa

Carlito Merss (PT) –  Foi definido em consenso pelo partido.

O anúncio ocorreu no último  sábado (15), na sede do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Joinville e Região (SINSEJ).

O evento contou com a participação de líderes do PV e PCdoB, reforçando a aliança entre os partidos.

aaa

Carlito foi eleito pela primeira vez como vereador de Joinville em 1992. Em 1994 venceu a eleição para deputado estadual, assumindo o mandato de 1995 a 1999. Foi prefeito de Joinville entre 2009 e 2012.

aaa
Fernando Krelling ( MDB) –  Apesar de ainda não ter definido sua candidatura, Fernando é uma das principais lideranças do MDB em Joinville.
aaa
Na última eleição municipal, Fernando disputou o cargo e ficou em 3º lugar com 48.886 votos.
aaa
Nas eleições de 2022, pelo Movimento Democrático Brasileiro (MDB), Fernando  foi eleito deputado Estadual obtendo 54.320 votos.
aaa
Rodrigo Bornholdt (PSB) –  É advogado, formado pela Universidade Federal do Paraná e jurista, já foi vice-prefeito entre 2005 e 2008. 
aaa
Em 2021, Rodrigo foi nomeado novo Cônsul Honorário da Alemanha em Joinville Rodrigo detalhou que esta formando uma frente da qual já participam o PDT, o Solidariedade e o PSOL.  
aaa
 aaa
Sargento Lima ( PL) – Afirmou ser Pré-candidato do PL à prefeitura de Joinville. Em 2022, Lima foi reeleito a deputado estadual em Santa Catarina com 71.185 votos.  
aaa
O partido também confirmou a escolha de Fabi Venera (PL), presidente da Federação dos Clubes de Tiro e Comércio de Armas de Santa Catarina (Feccasc) como pré-candidata a vice-prefeita de Joinville. 
aaa
Convenções partidárias e registros de candidatura
aaa
De 20 de julho a 5 de agosto, partidos e federações poderão realizar convenções partidárias para deliberar sobre coligações e escolher candidatas e candidatos aos cargos de prefeito, vice-prefeito e vereador.
aaa
Após a definição das candidaturas, as agremiações têm até 15 de agosto para registrar os nomes na Justiça Eleitoral.
aaa
Candidaturas femininas e de pessoas negras
Até 20 de agosto, o TSE deve divulgar os percentuais de candidaturas femininas e de pessoas negras por partido para a destinação dos recursos do Fundo Partidário e do FEFC, calculados sobre o total de candidaturas que constam de pedidos coletivos (RRC) e individuais (RRCI) no território nacional, para a destinação de tais recursos públicos.
aaa
Quantitativo de eleitoras e eleitores por município
aaa
Em 20 de julho, o TSE divulgará, na internet, o quantitativo de eleitoras e eleitores por município. Com os dados, será possível calcular o limite de gastos e o número de contratações diretas ou terceirizadas de pessoal para a prestação de serviços referentes a atividades de militância e mobilização de rua nas campanhas eleitorais.
Você não pode copiar o conteúdo desta página
Pular para o conteúdo